Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Um em cada três brasileiros torce para algum time europeu; Real Madrid lidera

    Time de Vinicius Jr. é seguido pelo rival Barcelona, o francês PSG e o alemão Bayern

    Alexandre Simõesda Itatiaia

    O Real Madrid, da Espanha, maior vencedor da Liga dos Campeões, tem “a terceira maior torcida do Brasil”. O Maior Raio-X do Torcedor, além de mostrar que 35% dos brasileiros têm um time no exterior, listou quais são os clubes mais populares. E os merengues puxam a fila.

    Esta marca é impressionante quando comparada com os números dos clubes nacionais na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.

    O Flamengo tem a maior torcida do Brasil, com 24% da massa de torcedores, seguido do Corinthians, que conta com 18%. O terceiro lugar é do Palmeiras, com 9%, quatro pontos percentuais a menos do que foi alcançado pelo Real Madrid, com 13%.

    Barcelona “empata” com Palmeiras

    O também espanhol Barcelona, rival maior do Real Madrid, ocupa a segunda posição no ranking de clubes estrangeiros com 9%, a mesma marca do Palmeiras.

    “Claro que o desempenho esportivo conta, mas Real Madrid e Barcelona foram e são casa de muitas estrelas brasileiras. Isso cria uma identidade maior com esses clubes, que têm números significativos na preferência do nosso torcedor quando se trata de um time no exterior”, explica Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa.

    O pódio dos clubes estrangeiros mais populares no Brasil é fechado pelo Paris Saint-Germain, da França, equipe do brasileiro Neymar e do argentino Messi, eleito o melhor do mundo em 2022. Os franceses somam 5% da preferência nacional, mesma marca alcançada, por exemplo, pelos rivais mineiros Atlético e Cruzeiro na pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.

    Outros clubes com lugar de destaque são o alemão Bayern de Munique e os ingleses Manchester United e Chelsea, com 1% cada. Somados, outros clubes europeus contam ainda com a torcida de mais 4% de brasileiros.

    Metodologia

    A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

    Tópicos