Torcedores da Geórgia vão às ruas após histórica classificação à Euro 2024
Seleção conseguiu sua primeira vaga em um grande torneio ao bater a Grécia, nos pênaltis
Houve lágrimas de alegria, festas nas ruas e uma invasão de campo no estádio enquanto a Geórgia comemorava em grande estilo nesta terça-feira (26), depois que sua seleção fez história ao se classificar para a Euro 2024.
O país, número 77 no ranking da Fifa, sabia que precisava vencer a Grécia na repescagem para chegar ao seu primeiro grande torneio e o fez da maneira mais dramática possível. Depois que o jogo terminou em 0 a 0 após a prorrogação, o empate foi decidido na disputa por pênaltis, que a Geórgia venceu por 4 a 2, com Nika Kvekveskiri convertendo o pênalti histórico para deixar a torcida da casa em êxtase.
Kvekveskiri pareceu levar um segundo para compreender a magnitude do que havia acabado de fazer, antes de comemorar com os emocionados companheiros de equipe.
Os torcedores dentro da animada Boris Paichadze Dinamo Arena, em Tbilisi, invadiram o campo para celebrar com seus novos heróis em um mar vermelho e branco, as cores da bandeira georgiana. Vídeos nas redes sociais mostram os jogadores dançando e cantando nos vestiários após deixarem o gramado. A vitória foi comemorada com igual entusiasmo nas ruas da capital do país.
“Alguns não acreditaram em nós, mas agora vão acreditar. Nós estamos felizes. Nunca tive tanta emoção na minha vida”, disse o talismã da Geórgia, Khvicha Kvaratskhelia, à 1TV Sport, de acordo com a Reuters.
“Obrigado aos fãs georgianos. Já joguei em muitos estádios, mas nunca vi tanto apoio em lugar nenhum. Vocês foram o fator mais importante.”
A partida foi tensa, com nenhum dos lados querendo desperdiçar a chance de competir no torneio da Alemanha este ano. As chances de marcar foram escassas nos primeiros minutos, com os ânimos exaltados entre os dois times à medida que o jogo avançava — o goleiro substituto da Geórgia, Giorgi Loria, recebeu até cartão vermelho momentos antes do intervalo, quando os dois bancos de reservas correram para o campo após uma briga.
O jogo ganhou vida na prorrogação, com o grego Konstantinos Mavropanos acertando a trave, antes de Zuriko Davitashvili, da Geórgia, forçar o goleiro grego Odysseas Vlachodimos a fazer uma boa defesa.
Com o clima chegando ao auge, o jogo foi para os pênaltis e a Geórgia manteve a coragem para se classificar para um grande torneio em sua 15ª tentativa. A equipe, treinada pelo ex-lateral francês Willy Sagnol, vai agora juntar-se ao Grupo F da Euro 2024, ao lado de Portugal, República Checa e Turquia.
A Grécia — surpreendente campeã da Euro 2004 — não consegue se classificar para um grande torneio há 10 anos, sendo que a sua última participação ocorreu na Copa do Mundo de 2014.
https://twitter.com/CazeTVOficial/status/1773009639833038937