Torcedor do River é flagrado atirando banana em torcedores do Fortaleza
Ato racista aconteceu no duelo entre as equipes na quarta-feira (13), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires
Um novo caso de racismo na Copa Libertadores da América aconteceu nesta quarta-feira (13) durante jogo entre o River Plate e o Fortaleza, em Buenos Aires. Um torcedor do time da casa foi flagrado em uma filmagem descascando e atirando bananas em direção à arquibancada onde estavam os torcedores brasileiros.
O Fortaleza repudiou o ato e pediu a identificação e punição do “racista e xenófobo” pelas autoridades competentes. Em post no Twitter, o Fortaleza destacou a recepção “educada, honrosa, que nada se compara ao ato em questão” por parte do River Plate.
“O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte”, diz um dos tweets do clube cearense.
O comunicado cobra ainda o posicionamento oficial da Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) sobre o caso. “Racismo e xenofobia são crimes, e nossa instituição reforça o pedido de um posicionamento oficial da CONMEBOL Libertadores para a rápida identificação do autor para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas”, diz o comunicado.
O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte.
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 14, 2022
O River Plate logo manifestou-se também pelo Twitter, repudiando “os gestos racistas e xenófobos de um torcedor contra a torcida visitante, e comunica que está implementando as medidas correspondentes para identificar a culpa e aplicar as sanções devidas.”
Possibilidade de punição
De acordo com o regulamento de competições da Conmebol, “qualquer pessoa que insulte ou atente contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, etnia, idioma, religião ou origem será suspensa por um mínimo de cinco partidas ou por um período de tempo específico”.
O artigo seguinte fala ainda em multa para “qualquer associação membro ou clube cujos torcedores realizem os comportamentos descritos no parágrafo anterior será sancionado com uma multa de ao menos US$ 3 mil (R$ 14 mil)”.
Mas, ainda de acordo com o regulamento da Conmebol, “se as circunstâncias particulares do caso requererem, o órgão disciplinar competente pode impor sanções adicionais à associação membro ou ao clube responsável, como jogar um ou mais jogos de portões fechados, a proibição de jogar uma partida em um estádio determinado, concessão da vitória do encontro pelo resultado que se considere, a perda dos pontos e a desclassificação da competição.”