Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Técnico da seleção feminina espanhola deve ser demitido por presidente interino, diz jornal

    Renovação do contrato de Jorge Vilda estava apalavrada com o presidente afastado da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales

    Da CNN

    A crise na Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) não estancou com o afastamento do presidente Luis Rubiales. De acordo com o jornal espanhol “Marca”, uma das primeiras decisões que devem ser anunciadas por Pedro Rocha, que comanda interinamente a entidade, é a demissão do técnico da seleção feminina, Jorge Vilda.

    Rocha tem o respaldo de uma junta diretiva formada pelos presidentes das federações territoriais (estaduais) e de alguns presidentes de clubes, como Florentino Pérez (Real Madrid), Joan Laporta (Barcelona) e Enrique Cerezo (Atlético de Madrid).

    Ainda de acordo com o jornal, há um clamor popular pela demissão de Vilda. Apesar do título mundial, o treinador teve inúmeros problemas com as jogadoras, chegando até a sofrer um boicote após a disputa da Eurocopa do ano passado. Vilda acabou sendo bancado por Rubiales e só levou três das 15 jogadoras que se rebelaram para a Copa do Mundo.

    A renovação de contrato de Vilda chegou a ser anunciada por Rubiales quando o dirigente ainda ocupava a presidência da RFEF. Até mesmo o futuro salário do treinador foi divulgado e seria de 500 mil euros por temporada. Entretanto, o acordo não chegou a ser formalizado.

    Vilda ainda tem um ano de contrato a cumprir, mas a direção interina da federação estuda como chegar a um acordo pelo fim do vínculo.

    Entenda o caso

    Luis Rubiales foi suspenso das atividades enquanto presidente da RFEF após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, as atletas espanholas recebiam as medalhas e cumprimentavam os dirigentes.

    A ação repercutiu tanto nas redes sociais quanto no governo espanhol, na FIFA e na ONU. Ele chegou a pedir desculpas pela ação, porém, dias depois, em assembleia extraordinária da RFEF, afirmou que a ação foi consentida e que não renunciaria ao cargo de presidente.

    O dirigente foi ovacionado após o discurso na assembleia, que também repercutiu nas redes. Diversos atletas saíram em defesa de Hermoso e contra o dirigente. Alguns deles afirmaram até mesmo que deixariam a Seleção Espanhola até que Rubiales fosse afastado.

    Com a pressão, o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Rubiales por 90 dias. A suspensão começou logo após o comunicado no sábado (26) e seguirá até que seja concluído o processo disciplinar instaurado pela entidade.

    (publicado por Rafael Serra)


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos