Cruzeiro vence primeira na Sul-Americana e segue vivo por vaga nas oitavas
Cruzeiro bateu o Alianza-COL por 3 a 0 na Colômbia e assumiu segunda posição do grupo B de forma provisória
O Cruzeiro venceu a primeira partida na Copa Sul-Americana 2024. Na noite desta terça-feira (7), o time de Fernando Seabra bateu o Alianza-COL, por 3 a 0, na quarta rodada do grupo B, no estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar, na Colômbia.
Os gols da vitória celeste foram marcados por Lucas Silva, no primeiro tempo, Arthur Gomes e Rafael Elias, ambos na etapa final.
Com a vitória, o Cruzeiro ganha uma posição na classificação. Pelo menos até o fechamento da rodada, a equipe azul fica na segunda colocação do Grupo B, com seis pontos em quatro jogos.
Como fica o grupo B?
A quarta rodada será fechada nesta quinta-feira (9), com o jogo entre Universidad Católica-EQU e Unión La Calera-CHI, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.
A Universidad Católica lidera o Grupo B com sete pontos em três jogos. O La Calera tem quatro pontos em três partidas e perdeu uma posição com a vitória do Cruzeiro. O Alianza é o lanterna com apenas um ponto.
Se classifica de forma direta às oitavas de final o primeiro colocado do grupo. O segundo lugar disputará uma repescagem com clube que vier da Copa Libertadores or vaga na próxima fase.
Próximos jogos do Cruzeiro
Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro volta a campo no dia 16 de maio, quando receberá o Unión La Calera em Belo Horizonte.
A partida será disputada no estádio Independência, às 21h (de Brasília), uma vez que o Mineirão estará indisponível por causa do show do tenor italiano Andrea Bocelli. O artista se apresentará no Gigante da Pampulha no dia 17 de maio.
Pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro visita o Atlético-GO neste domingo (16), às 16h (de Brasília), no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela sexta rodada.
Cruzeiro encerra jejum em torneio internacional
O Cruzeiro voltou a vencer uma partida em torneio internacional após cinco anos. Antes de bater o Alianza-COL, a última vitória celeste em jogo válido por torneio organizado pela Conmebol havia acontecido em 23 de abril de 2019.
Naquela ocasião, o time celeste bateu o Deportivo Lara-VEN por 2 a 0, no estádio Metropolitano, em Cabudare, na Venezuela, pela quarta rodada do Grupo B da Copa Libertadores.
Os gols celestes naquela jogo foram marcados por Fred e Sassá.
O jogo
Apesar da vitória, o Cruzeiro teve dificuldades contra um adversário modesto. A equipe de Fernando Seabra teve mais posse de bola, criou muitas chances, mas não conseguia converter as oportunidades em gol.
O lado esquerdo do Cruzeiro foi o ponto forte, com Marlon, Arthur Gomes e Barreal. Matheus Pereira, flutuando pelo meio, ditava o ritmo da equipe. E foi dos pés do camisa 10 que saiu o passe para o primeiro gol. Lucas Silva abriu o placar aos 40 minutos da etapa inicial.
No segundo tempo, o Cruzeiro seguiu dominante, mas deu ao Alianza pelo menos duas chances de marcar. Só que o placar estava praticamente resolvido, porque a equipe celeste fez o segundo gol no começo da etapa.
Arthur Gomes, aos 3 minutos, aumentou o placar, após boa jogada de Rafa Silva.
Rafael Elias fechou o placar com o terceiro gol nos minutos finais.
Alianza-COL 0 x 3 Cruzeiro
Alianza: Pier Grazziani; Luciano Ospina, Pedro Franco, Efraim Navarro (Jair Castillo) e Leonardo Saldanha; Rúben Manjarrés (Colpa), Ever Meza e Santiago Orozco; Jesús Muñoz (Mayer Gil), Ruyery Blanco (Rentería) e Emerson Batalla (Marlon Torres). Técnico: Hubert Bhodert
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo (Neris), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero; Lucas Silva (Ramiro), Álvaro Barreal (Villalba) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Rafa Silva (Rafael Elias Papagaio). Técnico: Fernando Seabra.
Motivo: 4ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana.
Data e horário: 7 de maio de 2024, às 21h30 (de Brasília).
Local: Estádio Armando Maestre Pavajeau, em Valledupar (COL).
Árbitro: André Merlos (ARG).
Assistentes: Miguel Savorani (ARG) e Pablo Acevedo.
VAR: Germán Delfino (ARG).
Gol: Lucas Silva (40′ 1ºT) e Arthur Gomes (3′ 2ºT), Rafael Elias (48′ 2ºT).
Cartão amarelo: Blanco, Batalla, Orozco (ALI); William, Zé Ivaldo (CRU).
Cartão vermelho: Não houve.