Recorde: PSG conquista 12º título francês após derrota do Mônaco
Paris Saint-Germain se torna o maior campeão da história da Ligue 1
O Paris Saint-Germain foi confirmado como campeão da Ligue 1 pela 12ª vez, um recorde histórico, neste domingo (28), depois que o segundo colocado Mônaco perdeu por 3 x 2 para o Olympique Lyon.
O PSG, que perdeu a chance de garantir o título no sábado com um empate de 3 x 3 contra o Le Havre, tem 70 pontos, 12 à frente do Mônaco, faltando três jogos.
Ganhar a liga é fantástico, mas ganhar a Ligue 1 pela décima segunda vez é ainda mais especial para todos conectados ao Paris Saint-Germain. Vamos curtir este momento como uma família. E seguir trabalhando forte, jogo após jogo, até o último momento da temporada
Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG, ao site oficial do clube
O Mônaco era o único clube que poderia impedir o título do PSG, mas as esperanças esvaíram em Lyon quando os monegascos perderam pela primeira vez em nove jogos, mesmo saindo na frente.
Luis Enrique já se considerava campeão
Depois que o empate no sábado (27) deixou o champanhe no gelo, o técnico do PSG, Luis Enrique, não se preocupou, seguro de que a diferença no saldo de gols seria suficiente para assegurar o título.
“Nós somos campeões. Não importa se tivemos uma festa ou não”, disse o treinador espanhol após o jogo de sábado. “Nós temos uma diferença de 29 gols para o segundo colocado, eu já me sinto campeão. Mesmo se não pontuarmos mais, seremos campeões”.
O espanhol, que assumiu o PSG no fim da última temporada, provou que estava certo, já que o clube assegurou seu 10º título em 12 anos sem ter mais jogado desde a declaração.
PSG ainda pode vencer dois outros títulos
Os campeões sofreram apenas uma derrota na temporada, contra o Nice, em setembro. Mesmo com um início de campanha devagar, o PSG arrancou pelo título implacavelmente a partir da 12ª rodada.
O PSG ainda tem pela frente a semifinal da Champions League contra o Borussia Dortmund, além da final da Copa da França contra o Lyon, o que pode significar a temporada mais vitoriosa da história do clube.
(Reportagem de Trevor Stynes)