“O Vinicius Junior é praticamente uma empresa”, diz empresário do jogador
Frederico Pena se tornou CEO da divisão brasileira da Roc Nation, criada pelo rapper Jay-Z
Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (3), Frederico Pena, CEO da Roc Nation Sports Brazil, falou sobre o início da carreira de Vinicius Junior até o estrelato no futebol mundial.
O CNN Esportes S/A com Frederico Pena vai ao ar no domingo (3), às 21h15.
O empresário, que gerencia a carreira do jogador desde os 13 anos, ressaltou a importância da mentoria da família, que participou da construção da carreira do atleta desde o início.
“Uma relação muito próxima com a família. Uma época ele teve que morar com os tios porque ele era de São Gonçalo e era muito longe de Vargem Grande, onde fica o Ninho do Urubu. Você tem ali um processo de mentoria, de explicação, mas um grande mérito de entendimento por parte da família dele e, posteriormente, dele. Dele saber o que quer, dele conseguir identificar aqueles exemplos que foram dados a ele”, disse Frederico Pena.
Início da carreira
Vinicius Junior foi revelado pelas categorias de base do Flamengo, e começou a jogar no profissional com apenas 16 anos. No mesmo ano, em 2017, foi oficializada a venda do jogador para o Real Madrid. O valor da negociação do atleta com o clube espanhol foi de US$ 45 milhões (cerca de R$ 164 milhões).
Em pesquisa realizada no início deste ano pelo CIES Football Observatory, Vini Jr. ocupa a terceira colocação no ranking dos 100 jogadores mais valiosos do futebol mundial, ficando atrás apenas de Haaland, atacante do Manchester City, e do meia inglês Jude Bellingham, companheiro de Vini no Real Madrid.
“Quando você tem um atleta que é muito diferenciado, você precisa ter uma estrutura gigante só pra ele. São poucos atletas que vão chegar lá, mas nós temos que ser o primeiro a montar essa estrutura pra ele”, comentou Pena.
Legado além das quatro linhas
Em 2023, Vinicius Junior conquistou o Prêmio Sócrates na cerimônia de entrega da Bola de Ouro pelo trabalho realizado no Instituto Vini Jr, projeto social criado em 2020 pelo próprio atleta.
O instituto tem como objetivo, juntamente com escolas públicas, inovar o processo de ensino de crianças e jovens. Além disso, o instituto conta com a capacitação de docentes focada em práticas pedagógicas antirracistas.
O jogador também foi nomeado como Embaixador da Boa Vontade pela Unesco. Antes de Vini Jr., apenas Pelé foi nomeado pela organização.
“O Vinicius hoje atingiu um tamanho status que ele é praticamente uma empresa. Ele tem uma estrutura em volta dele, que é uma empresa chamada Vinicius Junior S/A, que inclusive tem um CEO, um CFO, que faz toda a administração dele, que faz toda administração das entregas comerciais que ele tem que fazer, para os inúmeros parceiros comerciais, ele tem uma série de patrocinadores, e que faz também a administração do instituto dele, das atividades sociais dele. Então ele chegou em um nível em que realmente ele é quase que uma Roc Nation”, finalizou o empresário.
(sob supervisão de Murillo Grant)
CNN Esportes S/A
Com a presença de Frederico Pena, o CNN Esportes S/A chega à 37ª edição. Apresentado por João Vítor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o futebol. Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.