Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Nove brasileiros estão nas finais das três copas continentais europeias

    Dentre os finalistas, apenas a Inter de Milão não possui brasileiros no elenco; três nomes defenderam a Seleção na Copa do Catar

    Gabriel Fernedada CNN

    A Europa conheceu nesta semana as seis equipes que participarão das finais de suas três copas continentais.

    A decisão da mais importante delas, a Liga dos Campeões, será disputada no dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia, com o confronto entre Manchester City e Inter de Milão.

    Pela Liga Europa, Sevilla e Roma jogam no dia 31 de maio, em Budapeste, na Hungria. Já pela Liga Conferência, Fiorentina e West Ham medem forças no dia 7 de junho, em Praga, na República Tcheca.

    Dentre as equipes finalistas, nove brasileiros participarão das decisões, sendo a Inter de Milão o único dos clubes que não conta com jogadores do Brasil em seu elenco.

    Ederson (Manchester City)

    Goleiro Ederson, do Manchester City
    Goleiro Ederson, do Manchester City / Photo by Tom Flathers/Manchester City FC via Getty Images

    Único brasileiro que participará da decisão da Champions League, o goleiro Ederson é titular desde que chegou ao Manchester City, na temporada 2017-18.

    Concluindo seu sexto ano com os citizens, o goleiro coleciona quatro títulos da Premier League, uma Copa da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa e duas Supercopas da Inglaterra, em 287 jogos.

    Com uma média de um título a cada 26 partidas, o goleiro da Seleção Brasileira busca conquistar pela primeira vez na carreira a Liga dos Campeões.

    Marcão (Sevilla)

    Nome não tão conhecido entre os brasileiros, o zagueiro Marcão faz sua primeira temporada com o Sevilla.

    Natural de Londrina, no Paraná, jogou nas categorias de base do Athletico Paranaense, mas foi lançado no profissional pelo Avaí, em 2014. No Brasil, também atuou profissionalmente no Athletico, no Guaratinguetá, na Ferroviária e no Atlético Goianiense.

    Depois de passagem por Rio Ave e Chaves, em Portugal, o zagueiro defendeu o Galatasaray, da Turquia, por quatro anos, até se transferir para o Sevilla para a temporada 2022-23. Acumula 10 jogos pelo clube desde então.

    Alex Telles (Sevilla)

    Alex Telles durante partida do Sevilla contra o Real Valladolid
    Alex Telles durante partida do Sevilla contra o Real Valladolid / Photo by Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images

    O lateral esquerdo esteve presente no grupo da Seleção Brasileira que participou da Copa do Mundo de 2022, no Catar, participando de dois jogos na competição.

    Revelado pelo Juventude, Alex Telles tem passagem por grande clubes do Brasil e da Europa, jogando por Grêmio, Galatasaray, Inter de Milão, Porto e Manchester United.

    Em 2022-23, depois de dois anos em Manchester, foi emprestado ao Sevilla, onde já acumula 33 partidas com a equipe.

    Fernando (Sevilla)

    O volante de 35 anos é um dos mais experientes do elenco da equipe espanhola.

    Depois de ser revelado pelo Vila Nova, o atleta fez carreira no futebol europeu, jogando por Porto, Manchester City e Galatasaray.

    É atleta do Sevilla desde 2019-20, acumulando 152 jogos e 7 gols pelo clube. Além de tudo, o atleta é bicampeão da Liga Europa (2010-11 e 2019-20), tendo a oportunidade de conquistar o torneio pela terceira vez na carreira.

    Roger Ibañez (Roma)

    Destaque na defesa do Fluminense durante o ano de 2018, Roger Ibañez se transferiu para a Europa em 2019.

    Após uma passagem sem destaque na Atalanta, chegou a Roma por empréstimo em 2019-20, e foi comprado oficialmente pelo clube da capital italiana em 2021.

    O titular atuou em 45 jogos em 2022-23, já soma 146 partidas com a Roma e é um dos pilares da defesa do time de José Mourinho, que foi campeão da Conference League da temporada passada.

    Dodô (Fiorentina)

    Domilson dos Santos teve uma breve passagem pelo futebol brasileiro, jogando pelo Coritiba entre 2016 e 2017.

    Chegou a Fiorentina para a temporada 2022-23, depois de se destacar no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

    O lateral direito, com passagens pelas seleções de base do Brasil, tem 46 jogos em 2022-23, anotando um gol e distribuindo três assistências.

    Igor Júlio (Fiorentina)

    Cria do Red Bull Brasil, Igor Júlio foi jogar na Europa sem nunca ter participado de uma partida sequer em território nacional.

    Se transferiu para o Red Bull Salzburg, rodou por outras equipes austríacas, como Liefering, Wolfsberger e Austria Viena, até se estabelecer no futebol italiano.

    Depois de se destacar no SPAL, em 2019, foi emprestado pela Fiorentina, clube na qual já possuí 107 partidas.

    Arthur Cabral (Fiorentina)

    Nome conhecido entre os torcedores brasileiros, Arthur Cabral foi revelado pelo Ceará, em 2015, mas se destacou pelo time em 2018, quando marcou 24 gols em 55 partidas.

    Depois de uma curta passagem pelo Palmeiras em 2019, se transferiu para o Basel. Após três anos com a equipe suíça, se despediu com 65 gols em 106 jogos, e se mudou para Florença.

    Na Fiorentina, são 62 jogos até o momento e 18 gols marcados. É o artilheiro da atual edição da Conference League, com 7 gols em 13 partidas.

    Lucas Paquetá (West Ham)

    Lucas Paquetá, meio-campista da seleção brasileira, foi anunciado pelo West Ham, da Inglaterra
    Lucas Paquetá, meio-campista da seleção brasileira, foi anunciado pelo West Ham, da Inglaterra / Reprodução/Twitter @WestHam

    Titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, Lucas Paquetá faz sua primeira temporada no futebol inglês.

    Revelado no Flamengo, o meia teve uma passagem sem destaque pelo Milan, se transferiu para o futebol francês e desempenhou um papel importante no Lyon entre 2020 e 2022.

    No West Ham, é um dos destaques da equipe, apesar da 15ª colocação na Premier League. Em 38 jogos, são cinco gols e cinco assistências.

    Tópicos