Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Morre Sir Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e da Inglaterra

    Ex-jogador defendeu o clube inglês por 17 anos e foi importante para a conquista da Copa do Mundo de 1966, única do país

    By Ben Morse, CNN

    Bobby Charlton, ídolo do Manchester United, que desempenhou um papel importante na vitória da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966 , morreu aos 86 anos, neste sábado (21).

    Charlton é considerado por muitos um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. “As mais sinceras condolências do clube vão para sua esposa, Lady Norma, suas filhas e netos, e para todos que o amavam”, disse o clube inglês em comunicado.

    O clube o descreveu como um “herói para milhões, não apenas em Manchester ou no Reino Unido, mas para onde quer que o futebol seja jogado em todo o mundo”.

    “Ele era admirado tanto por seu espírito esportivo e integridade, quanto pelas excelentes qualidades como jogador de futebol. Sir Bobby sempre será lembrado como um gigante do jogo”, acrescentou a nota.

    Ele fez 758 partidas pelo Manchester United, marcou 249 gols em 17 anos no clube.

    O Charlton foi tricampeão do Campeonato Inglês, conquistou a Copa da Inglaterra e a Copa dos Campeões da Europa – hoje conhecida como Liga dos Campeões – com o Manchester United. Uma das arquibancadas do Old Trafford, estádio do Manchester United, tem o nome do jogador como homenagem.

    Ele também disputou 106 partidas pela Inglaterra, marcou 49 gols, e desempenhou um papel fundamental na vitória da Inglaterra na Copa do Mundo em casa, a única vez que o país ganhou o maior prêmio do futebol masculino.

    Após a aposentadoria, Charlton atuou como diretor do Manchester United por 39 anos. A declaração do clube diz ainda: “Seu histórico incomparável de conquistas, caráter e serviço ficará para sempre gravado na história do Manchester United e do futebol inglês, e seu legado viverá pelo trabalho transformador da Fundação Sir Bobby Charlton.”

    O irmão mais velho de Charlton, Jack, que jogou ao lado dele na seleção inglesa vencedora da Copa do Mundo, morreu em 2020. Geoff Hurst – que marcou três gols na final da Copa do Mundo de 1966 – prestou homenagem ao ex-companheiro de equipe no X, antigo Twitter, chamando-o de um “dos verdadeiros grandes”.

    “Nunca o esqueceremos, nem todo o futebol. Um grande colega e amigo, ele fará muita falta em todo o país, além do esporte”, disse Hurst.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas