Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Maior artilheira do futebol de seleções, Sinclair anuncia aposentadoria do Canadá

    Com 190 gols, Christine Sinclair detém o recorde goleador entre homens e mulheres no futebol de seleções

    Thomas Schlachterda CNN

    Christine Sinclair, uma das jogadoras de futebol mais condecoradas de todos os tempos, anunciou sua aposentadoria do futebol internacional no fim do ano. Em uma carta sincera dirigida a ela mesma, aos 16 anos, publicada no jornal canadense “The Globe and Mail”, Sinclair escreveu:

    Estou escrevendo para você 24 anos, seis Copas do Mundo, quatro Jogos Olímpicos, 327 convocações e 190 gols depois que tudo começou

    Christine Sinclair

    Ao longo de sua carreira na seleção canadense, os 190 gols de Sinclair a tornaram a maior artilheira do futebol masculino e feminino no futebol de seleções.

    A atacante disse que encerrará sua carreira internacional da mesma forma que começou, “com algumas lágrimas, jogando o jogo que amamos em algum campo de Vancouver”.

    Embora Sinclair seja amplamente lembrada por suas realizações em campo, a medalhista de ouro olímpica (em 2021) escreveu poderosamente sobre seu trabalho fora dele.

    “Lendo isto, ‘O que mais poderia haver?’, você vai perguntar. Se você se tornar o artilheiro mais prolífico de todos os tempos e ganhar uma medalha de ouro olímpica, então as coisas deverão correr bem, certo? Bem, em breve você descobrirá que as coisas não são tão boas nos bastidores”, escreve Sinclair.

    “Você descobrirá que as jogadoras da seleção feminina canadense jogavam por 10 dólares por dia. Você ouvirá que o prêmio em dinheiro da Copa do Mundo Feminina vai aumentar, mas o prêmio em dinheiro dos homens crescerá ainda mais, aumentando a disparidade salarial. Você verá meninas escorregarem no desenvolvimento por causa da falta de um caminho legítimo para a seleção nacional.”

    “Você enfrentará sua federação para avançar em um acordo histórico de igualdade salarial para a seleção nacional. Você ajudará a anunciar que uma liga nacional de futebol feminino profissional está chegando ao Canadá. Você inspirará gerações de meninas a chutar uma bola de futebol pela primeira vez com sonhos reais de jogar profissionalmente. E é melhor você acreditar que continuaremos a lutar pelo que é certo. Pela igualdade para as gerações passadas, presentes e futuras”, detalha Sinclair.

    A tricampeã da NWSL (liga feminina norte-americana) também agradece àqueles que a ajudaram ao longo do caminho.

    “Estou me preparando para encerrar uma carreira internacional inacreditável compartilhada com tantas companheiras de equipe incríveis, treinadores, equipe de apoio, torcedores e, claro, família. Não estamos aqui sem eles. Cá estou eu no 90º minuto da nossa jornada.”

    O Canadá enfrentará o Brasil duas vezes antes da última pausa internacional do ano, em novembro. Enquanto Sinclair se aposentará do futebol internacional, a estrela do Portland Thorns sugere adiar o adeus do futebol de clubes. A jogadora de 40 anos assinou a carta com: “PS – Portland, que tal mais um ano [de contrato]?”

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos