Veja clubes brasileiros que já conquistaram a Libertadores em campo neutro
Atlético está na decisão e aguarda rival para buscar o título continental na Argentina
O Atlético eliminou o River Plate e é o primeiro classificado para a decisão da Copa Libertadores. Agora, o Galo pode repetir o feito de outros quatro times brasileiros: conquistar o título em um estádio neutro.
Santos, Cruzeiro e Flamengo conquistaram a Libertadores em campo neutro no formato antigo da competição: a final era decidida em dois jogos mas, caso cada time vencesse um dos duelos, uma terceira partida em campo neutro era disputada.
Neste formato, o Santos superou o Peñarol, do Uruguai, em 1962, na Argentina. Em 1976, foi a vez do Cruzeiro bater o River Plate, da Argentina, no Chile. Já em 1981, o Flamengo conquistou o título contra o Cobreloa, do Chile, no Uruguai.
Já a partir de 2019, quando a final passou a ser disputada em jogo único, Flamengo e Palmeiras conquistaram o título duas vezes em campo neutro.
O Flamengo levantou a taça em 2019, contra o River Plate, no Peru, e em 2022, contra o Athletico-PR, no Equador. Já o Palmeiras foi campeão em 2020, contra o Santos, no Maracanã, e em 2021, contra o Flamengo, no Uruguai.
A final da Copa Libertadores será disputada no dia 30 de novembro, no Mâs Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O Galo enfrentará o vencedor do confronto entre Botafogo e Peñarol, do Uruguai. Na ida, o time carioca venceu por 5 a 0 em casa.