Gallardo, do River Plate, ultrapassa ex-São Paulo em marca histórica na Libertadores
Técnico ultrapassou Edgardo Bauza e se tornou o argentino com mais jogos comandados no torneio
O técnico do River Plate, Marcelo Gallardo, alcançou uma marca histórica na noite desta quarta-feira (21), na vitória do River Plate por 2 a 1 sobre o Talleres, no Monumental de Nuñez, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
“Muñeco”, como é conhecido o treinador, se tornou o técnico argentino com mais jogos na história do torneio continental, com 99 partidas, ultrapassando Edgardo Bauza, ex-comandante do São Paulo e campeão da América por LDU e San Lorenzo.
Desses 99 jogos, Gallardo comandou quase todos pelo River Plate: 93, além de seis pelo Nacional, do Uruguai.
Classificado para as quartas de final da Libertadores, o River Plate enfrentará na próxima fase o Colo-Colo. No confronto de ida, em Santiago, Gallardo se tornará o primeiro treinador argentino a chegar à marca de 100 jogos na competição.
Considerando todas as nacionalidades, só há dois técnicos à frente de Marcelo Gallardo com mais partidas na história da Libertadores: o uruguaio Luis Cubilla, com 104 jogos, e o colombiano Gabriel Ochoa Uribe, com 116 duelos.
No comando do River Plate, Gallardo conquistou dois títulos da Copa Libertadores, em 2015 e 2018, além de um vice, contra o Flamengo, em 2021.