Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Jornalista do Kosovo perde credenciais da Euro 2024 após gesto nacionalista

    Arlind Sadiku é acusado de provocar os sérvios após gesto que lembra a águia da bandeira da Albânia

    Lori Ewingda Reuters

    A Uefa cancelou as credenciais da Eurocopa de 2024 do jornalista Arlind Sadiku, de Kosovo. O profissional teria feito gesto nacionalista para os torcedores da Sérvia durante o jogo contra a Inglaterra, no sábado (15), em Gelsenkirchen.

    O porta-voz da Federação de Futebol da Sérvia, Milan Vukovic, pediu a remoção de Sadiku, dizendo que ele provocou os torcedores sérvios quando se virou para eles, durante uma transmissão ao vivo, e fez uma águia de duas cabeças com as mãos.

    O gesto imita a águia que existe na bandeira nacional da Albânia, o que pode inflamar as tensões entre os nacionalistas sérvios e os albaneses étnicos, que constituem a grande maioria da população do Kosovo.

    Após a guerra do Kosovo, no final da década de 1990, o país declarou independência da Sérvia em 2008. Os sérvios não reconhecem Kosovo como um Estado independente.

    “A Uefa confirma que um jornalista teve a sua acreditação cancelada devido a má conduta no jogo da Euro 2024 entre a Sérvia e a Inglaterra”, afirmou a entidade europeia em um comunicado.

    Jornalista se defende

    Sadiku disse que seu credenciamento para a Euro 2024 foi retirado quando ele compareceu à coletiva de imprensa da Albânia na terça-feira (18). Ele reconheceu que o gesto não era profissional para um jornalista, mas argumentou que não é “ofensivo para ninguém”.

    “As pessoas não sabem como eu estava me sentindo naquele momento porque tenho um trauma da guerra”, disse ele à Reuters, acrescentando que recebeu ameaças de morte nas redes sociais.

    A Uefa também abriu processos disciplinares contra a Sérvia por “transmitir uma mensagem provocativa imprópria para um evento desportivo” durante o jogo de domingo.

    Fotos da torcida presente na partida mostraram uma bandeira da bandeira sérvia que incluía Kosovo, sua antiga república, dentro de suas fronteiras.

    A federação de futebol do Kosovo também apresentou uma queixa à Uefa sobre faixas que, segundo ela, continham “mensagens políticas, chauvinistas e racistas”.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos