Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Imprensa aponta racha no elenco do Chelsea após canto racista de argentinos

    Jogador dos Blues apareceu em vídeo cantando música racista contra franceses após título da Copa América; elenco do Chelsea teria reagido

    Lucas SanchesAna Luiza Pereirada Itatiaia

    As comemorações da Seleção da Argentina após o título da Copa América já causam polêmica no futebol internacional. Nesta terça-feira (16), a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que irá acionar à Fifa a respeito de música com teores racistas entoadas pelos argentinos na celebração da conquista, cenário que já parece afetar diretamente o Chelsea-ING.

    Assim como diversos clubes do futebol internacional, os Blues contam com jogadores da Argentina e da França no elenco. Nas imagens que vêm sendo alvo de críticas, o meia Enzo Fernández, que defende os Blues desde 2023, é um dos jogadores da Argentina que entoa o cântico racista contra os franceses.

    Na imprensa europeia, já se fala em retaliações de companheiros franceses do Chelsea. Nomes como Disasi, Fofana e Malo Gusto deixaram de seguir Enzo nas redes sociais. O próprio Fofana publicou o vídeo no Instagram expondo a situação com sarcasmo: “Futebol em 2024: racismo desinibido”, escreveu o jogador.

    Até o momento, não houve pronunciamento por parte do Chelsea, da Federação Argentina ou da Fifa sobre o caso. Jornais ingleses destacam que os Blues já investigam o caso.

    Os jogadores, entretanto, ainda não poderão se encontrar, já que Enzo terá um período de férias após a Copa América e ainda não se reapresentou em Londres.

    Entenda o caso

    Na última segunda-feira (15), o volante Enzo Fernández registrou através de uma live no seu perfil de Instagram a celebração da delegação argentina dentro de um ônibus. Na ocasião, os atletas cantaram uma música com ofensas racistas e transfóbicas.

    Ao perceber o canto entoado, o jogador prontamente encerrou a transmissão ao vivo em sua rede social. Confira a letra:

    “Eles jogam pela França
    Mas são de Angola
    Que bom que eles vão correr
    Eles se relacionam com transexuais
    A mãe deles é nigeriana
    O pai deles cambojano
    Mas no passaporte: francês”

    A música em questão ganhou notoriedade em 2022, quando a Argentina conquistou o título da Copa do Mundo. Desde então, torcedores argentinos constantemente entoam os versos ofensivos ao atletas de naturalidade francesa.

    Vale destacar que no ano em questão, os argentinos venceram a final contra a França. Após o eletrizante 3 a 3 em tempo normal, os latino-americanos levantaram o troféu ao bater os europeus nos pênaltis por 4 a 2.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos