Garoto de 13 anos se torna o mais jovem a estrear no futebol profissional dos EUA
Da'vian Kimbrough, de 13 anos, sete meses e 13 dias, fez sua estreia pelo Sacramento Republic neste domingo (1º)
O jogador de futebol Da’vian Kimbrough fez sua estreia pelo Sacramento Republic neste domingo (1º), aos 13 anos, marcando um momento histórico para o esporte norte-americano. Kimbrough entrou em campo aos 87 minutos da vitória do Sacramento por 2 a 0 sobre o Las Vegas Lights, tornando-se o mais jovem atleta profissional dos esportes coletivos americanos.
https://twitter.com/SacRepublicFC/status/1708648351682732153
A partida foi disputada diante de uma multidão no Heart Health Park, de acordo com o site da Sacramento Republic. Com 13 anos, sete meses e 13 dias, Kimbrough também se tornou o mais jovem jogador de futebol profissional a estrear em uma partida oficial. O recorde anterior era de Axel Kei, que fez sua estreia aos 13 anos, nove meses e nove dias em 8 de outubro de 2021 pelo Real Monarchs contra o Colorado Springs Switchbacks.
O recorde de atleta profissional mais jovem em esportes coletivos americanos pertencia anteriormente a Maximo Carizzo, do New York City FC 2, um marco estabelecido em 2022, disse o clube de Sacramento.
O Sacramento Republic joga a USL Championship, segunda divisão do futebol americano. Com a vitória, Sacramento segue na primeira colocação da Conferência Oeste.
Kimbrough assinou contrato profissional com o Sacramento em agosto. Ele ingressou nas categorias de base do clube em 2021, aos 11 anos, e marcou 27 gols em 31 partidas enquanto liderava um time formado por jogadores um ano mais velhos que ele.
Em sua temporada de estreia entre os juniores, ele desempenhou papel fundamental na equipe sub-13 do Sacaramento, que conquistou o melhor desempenho nacional com 30 vitórias e uma derrota, incluindo 27 vitórias consecutivas no início da temporada. Com a equipe sub-14 no ano seguinte, Kimbrough ajudou o time a terminar em primeiro lugar na divisão MLS Next — a liga juvenil da Major League Soccer.
Ele terminou com 61 gols em 81 partidas em duas temporadas da MLS Next.