Inter de Milão é adquirida por empresa norte-americana; veja detalhes
Oaktree, que atua no setor de investimentos financeiros, assumiu o clube italiano após calote de empresa chinesa
A empresa de investimentos sediada nos Estados Unidos, a “Oaktree Capital Management”, revelou nesta quarta-feira (22) que “assumiu a propriedade” do atual campeão italiano, a Inter de Milão.
A Suning, empresa chinesa que era dona da Inter, não conseguiu pagar um empréstimo no valor de 395 milhões de euros (cerca de R$ 2,2 bilhões) feito junto à Oaktree Capital para ajudar a financiar o clube durante a pandemia de Covid. Com a falta de pagamento, a empresa americana assumiu o clube.
Em comunicado, Oaktree disse: “Entendemos a grande responsabilidade para com a comunidade e o legado histórico da Inter. Estamos comprometidos com o sucesso a longo prazo dos Nerazzurri e acreditamos que as nossas ambições para o Clube correspondem às dos seus apaixonados adeptos em Itália e em todo o mundo.”
Potência no mercado financeiro
Oaktree é uma potência do setor, cofundada por Howard Marks com US$ 192 bilhões (quase um trilhão de reais) em ativos sob gestão. A Suning comprou uma participação majoritária na Inter de Milão em 2016 e o clube obteve um sucesso consistente nos oito anos sob propriedade chinesa, vencendo duas vezes a Série A e a Copa da Itália.
A equipe também venceu três Supercopas da Itália e chegou às finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa.
“Durante a aproximação da data pendente de resgate das instalações da Oaktree, temos feito todos os esforços com nosso parceiro para encontrar uma resolução amigável, incluindo vários caminhos para a Oaktree obter retorno financeiro total e imediato”, disse o ex-presidente do Inter, Steven Zhang, em um comunicado.
“Infelizmente, nossos esforços até o momento foram exasperados por ameaças legais e pela falta de envolvimento significativo da Oaktree. Isso não só tem sido profundamente frustrante e decepcionante, como tal comportamento agora representa riscos potenciais para o clube que podem comprometer seriamente a sua estabilidade”, finalizou.
Steven Zhang era presidente da Inter de Milão desde 2018. A Inter é um dos maiores e mais bem-sucedidos clubes da Itália.
O seu recente triunfo na Serie A foi o 20º título do clube na liga, o segundo maior na história, atrás apenas da Juventus.