Vinicius Júnior fala à CNN sobre Bola de Ouro e objetivo no Real Madrid: “Tríplice coroa”
Vini Jr. busca igualar lendas brasileiras no Real Madrid, almejando a inédita tríplice coroa e o prêmio Bola de Ouro, enquanto celebra sua jovem carreira de sucesso
Vinicius Júnior, astro do Real Madrid, está determinado a alcançar voos ainda mais altos nesta temporada. O brasileiro disse à CNN, na primeira parte de uma entrevista exclusiva, que o clube poderá conquistar uma histórica tríplice coroa nesta temporada, acrescentando que espera imitar seus ídolos brasileiros ao vencer a Bola de Ouro.
Falando com Darren Lewis, da CNN, em sua casa em Madri, o atacante estava confiante sobre as perspectivas do Real Madrid nesta temporada, acreditando que o time pode ser bem-sucedido em todas as principais competições, enquanto os atuais campeões da Champions League se preparam para defender seu título.
“Todo ano, nosso objetivo é ganhar todos os títulos possíveis”, disse Vini Jr sobre o clube que já venceu a Champions 15 vezes.
Primeira tríplice coroa do Madrid?
Apesar de todo o seu sucesso, o Real Madrid nunca venceu uma tríplice coroa, composta por Champions League, LALIGA e Copa do Rei.
O arquirrival Barcelona é o único clube espanhol a ter conseguido esse feito, em duas ocasiões separadas, em 2009 e 2015.
Explicando por que essa conquista é tão rara, Vinícius disse à CNN: “A Copa do Rei sempre nos impede de ganhar a tríplice coroa porque você joga contra equipes muito difíceis ao longo de janeiro, que é o período com mais jogos, então a competição acaba complicando um pouco as coisas”.
O jogador deixa claro que a maior prioridade da equipe é vencer a 16ª Champions League do clube, mas acrescenta que também está motivado a “finalmente conseguir vencer a tríplice coroa”.
“A Champions vem em primeiro lugar, que é a competição mais difícil, seguida por LALIGA e depois pela Copa [do Rei]. Cada uma tem sua própria pressão e o peso da Champions League é porque é a que o Real Madrid sempre quer vencer. E não só os jogadores, os torcedores também exigem isso de nós, que a gente vença essa competição, mas nosso objetivo agora é tentar vencer tudo o que disputarmos e finalmente conseguir conquistar a tríplice coroa.”
Para começar a apreciar o impacto de Vinicius Júnior na última temporada, é necessário observar os números. Quinze gols na liga impulsionaram o Real a mais um título espanhol.
Depois, houve seu gol crucial para garantir um segundo título da Champions em três temporadas, quando o time de Carlo Ancelotti venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0 em Wembley.
Sempre sonhei em jogar pelo Real Madrid, então aprecio cada momento como se fosse o último
Vini Jr
“Todos querem vencer pelo melhor time do planeta, e poder jogar com os melhores, marcar tantos gols em tantas finais e ajudar tanto… Tenho apenas 24 anos e quero continuar assim por muito mais tempo e criar história neste grande time em que jogo hoje. Nem todo mundo tem essa chance, então falo sobre aproveitar cada momento com essa camisa”.
Vinicius Júnior terminou a temporada 2023-24 como o artilheiro do Real Madrid, com 24 gols, além de 11 assistências — isso apesar de ter perdido dois meses da campanha entre novembro e janeiro.
Sonhos dourados
Com sua capacidade de aparecer nos momentos mais importantes e seus grandes números ao longo da temporada naquele que é, possivelmente, o maior clube do planeta, não é de se estranhar que ele seja o favorito para vencer a Bola de Ouro deste ano.
Para Vinicius Júnior, vencer o prêmio é quase uma forma de viver a herança brasileira, garantindo que ele siga os passos dos maiores craques do futebol moderno do país, enquanto busca emular Marta, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Kaká, que em algum momento de suas carreiras foram reconhecidos como os melhores jogadores do mundo.
“Tenho que falar sobre a Marta, que é a maior de todos os tempos no [futebol feminino]. Tenho grande carinho por ela porque acredito que ela mudou o esporte e colocou o futebol feminino no nível que ele merece. O futebol feminino está crescendo dia após dia, e Marta foi uma das pioneiras”, disse ele.
“Marta é para nós o que Pelé foi para todos no Brasil, como Ayrton Senna, ela está em um nível em que há uma pessoa em cada milhão”, explicou.
“E quanto aos jogadores masculinos, tenho Kaká como exemplo, tenho Ronaldo que ganhou o prêmio duas vezes, tenho Ronaldinho, Rivaldo, muitos jogadores brasileiros que ganharam a Bola de Ouro. Mas sem dúvida, Ronaldo e Ronaldinho são os com quem mais tenho proximidade, que me dizem todos os dias que eu tenho que ganhar o prêmio”.
Vinicius Júnior contou à CNN que recentemente passou algum tempo com o Fenômeno.
“Eu estava com Ronaldo agora, quando estava em Ibiza, e treinei na casa dele, e ele me disse: ‘Treine aqui por mais alguns dias, para ficar mais perto da Bola de Ouro’. Eles são jogadores que fizeram coisas incríveis, e poder competir pela Bola de Ouro e ganhar um prêmio que eles já ganharam seria algo realmente incrível”.
Os novos Galácticos
Os companheiros de equipe Jude Bellingham e o recém-contratado Kylian Mbappé serão os principais concorrentes de Vinicius pela Bola de Ouro em outubro, enquanto essa nova encarnação do Real Madrid está repleta de talentos, da defesa ao ataque.
Apesar de Mbappé ser um de seus principais concorrentes pelo prêmio mais cobiçado do futebol, o brasileiro está extremamente empolgado por ter o ex-astro do PSG no elenco do gigante espanhol.
“A equipe é muito boa e tem sido assim há muito tempo”, disse ele. “Agora, com a chegada de Mbappé, todos dizem que o time pode se tornar imparável, mas, por enquanto, temos que fazer os melhores treinos e tentar nos entender o mais rápido possível”.
Vinicius admira Mbappé há tempos e agora pode desfrutar de jogar ao lado do campeão da Copa do Mundo. Ele estar impressionado com a forma como o francês joga.
“Eu adoro o estilo do Mbappé, adoro como ele joga, e a verdade é que estou muito empolgado com o que podemos fazer durante a temporada. Ele está chegando após marcar tantos gols, após ganhar tantos títulos. Ele está chegando ao clube onde sempre sonhou estar e onde todos os jogadores sempre sonharam jogar: o Real Madrid”, disse Vini Jr.
“Se Deus quiser, Mbappé poderá marcar tantos gols para nós como fez em seu time anterior, como faz na seleção, e que ele possa fazer ainda mais junto conosco”.
Embora Vinicius tenha dado a assistência para o gol de abertura e o francês tenha marcado em sua estreia oficial pelo Real Madrid ma vitória por 2 a 0 na Supercopa da Uefa, o time tropeçou contra o Mallorca na estreia de LALIGA, empatando fora de casa por 1 a 1, mostrando que a equipe ainda precisa se entrosar antes de atingir seu pleno potencial.
Apesar do deslize em Son Moix e das dificuldades da equipe no primeiro tempo na sua estreia em casa contra o Real Valladolid, antes de vencer por 3 a 0, o cenário está preparado para um ano incrivelmente bem-sucedido para o Real Madrid.
Coração voltado para o sucesso do Real
Recentemente, surgiram rumores de que Vinicius teria recebido uma oferta tentadora de mais de 1 bilhão de dólares para se transferir para a Arábia Saudita, semelhante aos rumores sobre seu novo companheiro de equipe Mbappé, em julho de 2023. No entanto, o astro brasileiro foi claro com a CNN sobre seus sentimentos para o futuro.
“Sempre jogo para estar entre os melhores e, a cada dia que passa no Real Madrid, me sinto mais confiante”, disse.
“Já ganhei duas Champions League e jogo com outros que já venceram seis. [Dani] Carvajal também ganhou seis e eles nos motivam todos os dias a jogar além dos nossos limites e que tudo é possível com o time que temos agora. Manter-se no mais alto nível é muito mais difícil, então quero me manter nesse nível por muito tempo e poder vencer tantas Champions quanto Carvajal, [Luka] Modrić, Nacho e Toni [Kroos], que venceram seis”, explicou.
“Talvez tenhamos uma das melhores equipes para a próxima década, e, agora, temos que mostrar em campo que podemos render. E eu, junto com meus companheiros, a cada vez, a cada jogo que jogamos, podemos nos aproximar de conquistar mais títulos para o Real Madrid”.