Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Final da Champions: veja prováveis escalações de Borussia Dortmund e Real Madrid

    Alemães e espanhóis têm desfalques para a grande decisão

    Lucas Sanchesda Itatiaia

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='8255418' html_id_prefix='featured_' ]

    Chegou a hora do principal jogo de clubes do futebol mundial. Borussia Dortmund-ALE e Real Madrid-ESP se enfrentam neste sábado (1º), às 16h (de Brasília), no estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra, na final da Champions League 2023/24. A Itatiaia transmite a partida ao vivo e in loco da capital inglesa.

    Essa será a 18ª final da Champions do Real Madrid, que busca o 15º título para se isolar ainda mais como maior campeão da Europa. Por sua vez, o Borussia Dortmund está na terceira decisão e foi campeão apenas uma vez, em 1996/97.

    Equipes praticamente completas para a final

    Ambas as equipes têm desfalques para a grande final. Mandante no duelo, o Borussia Dortmund não contará com o argelino Ramy Bensebaini, que se recupera de lesão no joelho; e o belga Julien Duranville, com problema muscular.

    Principal nome do time alemão na decisão, o meia Marco Reus deve ser reserva na partida. Aos 35 anos, o jogador não vai renovar o contrato e deixa os Auri-Negros após 12 anos.

    Do lado espanhol da final, o Real Madrid não contará com o austríaco Alaba, que sofreu lesão no joelho, e tem dúvida com relação ao francês Tchouameni, com um problema no pé. Na ausência do meio-campista, a formação dos Merengues deve ter Valverde, Kroos e Camavinga.

    O técnico Carlo Ancelotti também tem duas dúvidas no sistema defensivo. A primeira delas no gol, que deve ter a volta do belga Courtois. O jogador sofreu duas graves lesões nesta temporada e jogou apenas quatro partidas, todas nas últimas semanas. A tendência é que ele reassuma a posição que vinha sendo ocupada pelo ucraniano Lunin.

    A outra é com relação ao zagueiro brasileiro Éder Militão. Recuperado de lesão, ele disputa a titularidade com Nacho e Rudiger.

    Retrospecto favorável aos espanhóis

    Todas as partidas entre as equipes na história aconteceram pela Champions, com o primeiro jogo em 1998 e o mais recente em 2017. No total, são 14 partidas, com seis vitórias dos espanhóis, três triunfos dos alemães e outros cinco empates.

    Foram dois encontros em semifinais da competição (1997/98 e 2012/13), um nas quartas (2013/14) e quatro na fase de grupos (2002/03, 2012/13, 2016/17 e 2017/18). Nos três duelos de mata-mata, o Borussia só levou a melhor na semifinal de 2012/13, quando avançou à decisão e perdeu para o Bayern de Munique-ALE.

    Na partida mais recente entre as equipes, pelo grupo H da Champions 2017/18, o Real Madrid venceu por 3 a 2 no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. O zagueiro Nacho, do time espanhol, é o único de ambos os elencos que estava naquela partida e também jogará a decisão deste sábado.

    Borussia Dortmund x Real Madrid

    Provável Borussia Dortmund:

    Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Maatsen; Can, Sabitzer; Adeyemi, Brandt, Sancho; Füllkrug. Técnico: Edin Terzic.

    Provável Real Madrid:

    Courtois; Carvajal, Nacho, Rüdiger, Mendy; Valverde, Kroos, Camavinga; Bellingham; Rodrygo, Vinícius Júnior. Técnico: Carlo Ancelotti.

    Final da Champions League 2023/24

    Data e horário: sábado, 1º de junho de 2024, às 16h (de Brasília)
    Local: estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra

    Arbitragem: Slavko Vinčić (SLO)
    Assistentes: Tomaž Klančnik e Andraž Kovačič (SLO)
    VAR: Nejc Kajtazović (SLO)

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos