Fifa suspende proibição e seleção russa sub-17 poderá disputar torneios internacionais
Equipes masculina e feminina não poderão usar bandeira, hino ou uniforme do país
A Fifa anunciou nesta quarta-feira (4) que suspendeu parcialmente o banimento da Rússia do futebol internacional, permitindo que equipes sub-17 de meninas e meninos do país participem de torneios. A medida segue uma flexibilização semelhante à realizada pela Uefa há uma semana para as equipes juvenis da Rússia.
“A condição para isso é que essas equipes joguem sob o nome da ‘União de Futebol da Rússia’ e não da Rússia, sem a bandeira nacional, o hino nacional e seu uniforme de equipe nacional. Em vez disso, poderão jogar com cores neutras”, disse a Fifa em comunicado.
As equipes da Rússia foram banidas do futebol internacional após a invasão da Ucrânia. A Uefa decidiu, após a invasão em fevereiro de 2022, que todas as equipes russas — nacionais ou de clubes — seriam suspensas de participar em suas competições.
Mas, na semana passada, a entidade que rege o futebol europeu disse que “as crianças não devem ser punidas por ações cuja responsabilidade cabe exclusivamente aos adultos” e que as equipes russas sub-17 serão readmitidas nas competições da Uefa “no decorrer desta temporada”.
A Associação Ucraniana de Futebol pediu à Uefa que reconsiderasse sua decisão e disse que não participará de torneios que envolvam equipes russas.
Inglaterra, Noruega, Suécia e Dinamarca também disseram que suas equipes juvenis não jogarão contra a Rússia, apesar da decisão da Uefa.