Espanhóis fazem canto xenofóbico para Lamine Yamal; veja
Jogador do Barcelona tem origem africana
A festa do título da Eurocopa conquistado pela Espanha foi marcada por um episódio de xenofobia. Alguns espanhóis entoaram uma canção preconceituosa em relação ao jovem atacante Lamine Yamal, que tem origem africana.
“Yamal come presunto”, cantaram alguns torcedores, em uma referência à tradição muçulmana de não comer alimentos de origem suína.
O jogador espanhol nasceu em Mataró, perto da cidade de Barcelona. O pai, Mounir Nasraoui, é de Marrocos, e a mãe, Sheila Ebana, é da Guiné Equatorial. O garoto recusou as seleções dos dois países e optou por defender a Espanha.
No ano passado, circularam imagens de Yamal com a camisa da seleção marroquina, o que acabou gerando especulações de que ele pudesse acabar escolhendo defender o país africano, o que não ocorreu.
https://twitter.com/LaLigaBR/status/1813342051158651311
O atacante do Barcelona, que completou 17 anos neste sábado (13), foi eleito o melhor jogador jovem da atual edição da Eurocopa. Ele deu quatro assistências no torneio e marcou um gol. Essas estatísticas fazem de Yamal o líder de participações em gols da Euro.
O espanhol se tornou o mais jovem a disputar e a marcar um gol numa edição de Eurocopa (16 anos de idade) e é o atleta mais novo a disputar uma final de Eurocopa (aos 17 anos), superando o português Renato Sanches, que disputou a decisão de 2016 com 18 anos e 328 dias de idade.
O garoto ainda deu uma assistência na vitória por 2 a 1 na decisão contra a Inglaterra e foi fundamental para a conquista do título espanhol.