Entenda a polêmica envolvendo a Premier League e o patch do Mundial de Clubes
Manchester City estreia detalhe na camisa após título sobre o Fluminense, mas item é alvo de polêmica na Inglaterra
Ao longo de todo o ano de 2024, o Manchester City será o clube responsável por exibir na camisa o patch de campeão do Mundial de Clubes da Fifa. Após a goleada sobre o Fluminense por 4 a 0 no dia 22 de dezembro na Arábia Saudita, os Citizens conquistaram o primeiro título mundial e ganharam o direito de “ostentar” o símbolo de campeão.
A estreia do patch acontece nesta quarta-feira (27), contra o Crystal Palace, pela Premier League. Entretanto, o uso do símbolo na camisa dos jogadores é um tema “polêmico” no futebol da Inglaterra, porque a liga inglesa não permite nenhum outro item estampado nos uniformes além de: escudo, fornecedor de material esportivo, patrocínio máster, patrocínio na manga, nome e número do jogador.
Essa é uma forma de padronizar os uniformes no Campeonato Inglês. Os outros campeonatos disputados pelos ingleses, como a Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e torneios continentais não possuem tal restrição.
Essa medida, entretanto, vem sendo alterada nos últimos anos justamente por conta do Mundial de Clubes. Agora campeão, o Manchester City conseguiu autorização para usar o patch em todos os jogos da Premier League no restante da temporada 2023/24. O Chelsea, campeão do mundo em 2021, também conseguiu o mesmo aval.
Por outro lado, o Liverpool, que venceu o mundial em 2019, não teve a mesma sorte. Os Reds puderam usar o patch apenas uma vez na Premier League à época, enquanto o uso era liberado em todas as outras competições.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”5273033″ title_galeria=”Imagens da final do Mundial de Clubes entre Manchester City e Fluminense”/]
Vale lembrar que o futebol inglês é o único com esse tipo de regulamento. Campeões mundiais nos últimos anos, Real Madrid (Espanha) e Bayern de Munique (Alemanha) não tiveram qualquer restrição para uso dos patches em seus respectivos países.
Nesse cenário, o Manchester City vai estampar o símbolo em todos os jogos no restante da atual temporada, que termina em meados de maio. Para a primeira metade da temporada 2024/25, o uso vai se aplicar a todas as competições, exceto a Premier League. Em dezembro de 2024, será conhecido o próximo campeão mundial.