Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Eliminada da Eurocopa, Itália mantém Spalletti como técnico

    Suíça venceu os italianos por 2 a 0 nas oitavas de final

    Reuters

    A Itália manterá Luciano Spalletti como técnico até 2026, conforme planejado, apesar de a campanha na Eurocopa terminar nas oitavas de final, disse o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, neste domingo (30).

    A equipe de Spalletti foi derrotada por 2 a 0 pela Suíça, após decepcionar na defesa do título da Eurocopa, mas o técnico, que substituiu Roberto Mancini em agosto passado com um contrato até 2026, terá mais tempo.

    “Houve uma longa conversa com o treinador e acho impensável resolver problemas abandonando um projeto que é plurianual, não se pode abandonar o projeto depois de oito ou nove meses”, disse Gravina aos repórteres.

    “Um treinador que está no comando há nove ou dez jogos é fundamental para o projeto e nem sempre pode ter todos os jogadores disponíveis. (Spalletti) tem a nossa confiança. Ele tem que trabalhar porque em 60 dias já é um novo desafio.”

    Ao confirmar o treinador, Gravina refletiu sobre a decepção da Eurocopa, na qual foi superada pela Espanha e precisou de um gol de última hora contra a Croácia para classificar na primeira fase.

    “O que infelizmente fica é a desilusão de não termos conseguido demonstrar a quem nos acompanhou tudo o que foi feito”, disse Gravina.

    “Não mostramos caráter para compensar as deficiências que infelizmente temos. Compartilhamos as responsabilidades com todos. Somos todos responsáveis.”

    Gravina também expressou sua preocupação de que os clubes da Série A não dão espaço suficiente aos jovens jogadores italianos, e Spalletti reiterou essa necessidade, pois pretende renovar o elenco.

    “A partida nos joga de volta ao zero e temos que começar de lá. Precisamos rejuvenescer o elenco e recriar um grupo”, disse Spalletti.

    “Até agora não tive as respostas que procurava e é preciso recriar, a partir de baixo, um grupo que tenha novas forças.

    “É difícil encontrar outro (Giorgio) Chiellini ou outro (Leonardo) Bonucci, mas, dando espaço a (Riccardo) Calafiori, você pode encontrar novamente jogadores importantes.”

    A primeira tarefa de Spalletti ao assumir foi se classificar para a Eurocopa, mas ele está ciente de que a equipe não conseguiu atender às expectativas desde então e já está olhando para o futuro.

    “Demos um passo importante para trás que não pode ser aceite. Mas começamos a partir daí e acho que sei o que fazer.”

    Produção: Angelika Warmuth, Annegret Hilse, Lee Smith, Erol Dogrudogan, Tim Hart e Miguel Gutierrez

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos