Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Duelo de brasileiros agita final da Champions entre Liverpool e Real Madrid

    Na decisão deste fim de semana, sete jogadores poderão ser convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Catar

    Bruno OliveiraDanilo MoliternoGabriel Fernedada CNN

    Em São Paulo

    Liverpool e Real Madrid decidem neste sábado (28) quem será o campeão da Liga dos Campeões da temporada 2021-22. A grande final está marcada para o Stade de France, em Paris, às 16h, no horário de Brasília.

    Os dois times, juntos, somam 19 títulos de Champions na história. E com essa tradição, os clubes possuem uma extensa trajetória com jogadores brasileiros.

    Na decisão deste fim de semana, sete atletas poderão ser convocados para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Catar, no final do ano: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino pelo Liverpool; e Éder Militão, Casemiro, Vinícius Jr e Rodrygo, no Real Madrid.

    Ao longo dos anos, muitos brasileiros defenderam as duas equipes. Na primeira reportagem da série sobre a final da Liga dos Campeões, a CNN destacou alguns atletas que fazem parte da história de Liverpool e Real Madrid.

    Liverpool

    De Philippe Coutinho a Diego Cavalieri, oito brasileiros já vestiram a camisa do Liverpool. Veja alguns dos principais nomes que já defenderam os Reds:

    Lucas Leiva

    Revelado pelo Grêmio em 2005, o volante Lucas Leiva não participou de uma das épocas mais vitoriosas do Liverpool, mas, mesmo assim, deixou seu nome marcado. Vendido por cerca de 10 milhões de euros, Lucas chegou ao Liverpool em 2007-08, e jogou pelo clube por dez temporadas.

    Com 346 jogos e 7 gols, é o brasileiro que mais atuou com a camisa dos Reds, e defendeu a seleção brasileira entre 2010 e 2013, participando, inclusive, da Copa América de 2011.

    Se despediu da equipe inglesa em 2016-17, e, desde então, joga pela Lazio, da Itália.

    Alisson Becker

    O gaúcho natural de Novo Hamburgo chegou ao Liverpool para assumir a posição de goleiro titular. Revelado pelo Internacional e com passagem de duas temporada pela Roma, Alisson chegou ao Liverpool na temporada 2018-19, e é referência na posição desde então.

    Em sua quarta temporada como jogador dos Reds, já são 183 jogos e muitas conquistas. Esteve na equipe campeã do mundo e da Liga dos Campeões em 2019, e já possui no currículo também um título do Campeonato Inglês, um da Copa da Inglaterra e um da Copa da Liga Inglesa.

    Philippe Coutinho

    Um dos nomes mais emblemáticos do Liverpool nos últimos anos, Philippe Coutinho viveu sua melhor fase da carreira jogando pela equipe inglesa.

    Revelado pelo Vasco e com passagem sem muito destaque pela Inter de Milão, chegou ao Liverpool na temporada 2012-13 e se tornou referência e um dos principais jogadores do clube.

    Em mais de 5 anos jogando pela equipe, se despediu sem conquistar um título de expressão, mas com muito carinho da torcida. Foram 201 jogos e 54 gols. Atualmente, joga pelo Aston Villa, também da Inglaterra.

    Real Madrid

    A história do Real Madrid traz o nome de 25 brasileiros que defenderam o clube merengue. Nomes consolidados como Roberto Carlos, Ronaldo, Sávio e Kaká se juntam a jovens estrelas como Vinícius Jr e Rodrygo. Veja alguns destaques:

    Marcelo

    Nome que não poderia faltar na lista do Real Madrid, Marcelo chegou ao clube merengue muito jovem, ainda com 18 anos de idade, depois de ser revelado pelo Fluminense.

    A cria de Xerém chegou à equipe em 2006-07 e coleciona recordes pelo Real. Com 546 jogos, é o oitavo atleta que mais atuou pelo clube, e assumiu nesta temporada a marca de jogador com mais títulos pela equipe, com 24 (4 do Mundial de Clubes, 4 Champions League, 4 Supercopas da Europa, 6 da Liga Espanhola, 2 Copas do Rei e 5 Supercopas da Espanha).

    Mesmo ocupando a posição de reserva em 2021-22, segue no Real Madrid em busca de mais um título da Liga dos Campeões.

    Roberto Carlos

    Histórico lateral-esquerdo campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002, o já aposentado Roberto Carlos consolidou sua carreira no Real Madrid entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.

    Revelado pelo União São João, de Araras, e com passagem por Palmeiras e Inter de Milão, chegou ao Real Madrid em 1996, e fez parte da primeira era galáctica do clube.

    Onze temporadas depois, se despediu com números impressionantes. Foram 527 jogos, 70 gols e 13 títulos.

    Com a equipe, foi bicampeão do Mundial de Clubes, tricampeão da Liga dos Campeões, uma vez campeão da Supercopa da Europa, tetracampeão da Liga Espanhola e tricampeão da Supercopa da Espanha.

    Casemiro

    Nome não unânime entre os torcedores brasileiros, Casemiro vem se consolidando há alguns anos como um dos grandes volantes do futebol mundial.

    Revelado pelo São Paulo, chegou a ser diversas vezes criticado pela torcida tricolor. Chegou ao Real Madrid na temporada 2012-13 e ficou um ano emprestado ao Porto, em 2014-15.

    Desde que retornou, se consolidou como titular do clube merengue e vem colecionando conquistas desde então. Hoje volante titular do Real e da Seleção Brasileira, Casemiro acumula 333 jogos e 31 gols pela equipe.

    O número de conquistas também pesa a favor do volante, que tem 16 títulos em 9 temporadas. São três títulos Mundiais, quatro Champions League, duas Supercopas da Europa, três Campeonatos Espanhóis, uma Copa do Rei e três Supercopas da Espanha.