Dragon Ball: “Goku” é ex-Barcelona e City, joga na Polônia e fez 10 gols na temporada; entenda
Goku Román é jogador espanhol que mudou de nome em homenagem ao personagem de Akira Toriyama, criador do Dragon Ball
Goku é espanhol, joga na Polônia e marcou 10 gols na temporada. Este não é o personagem criado por Akyra Toriyama, morto na última sexta-feira (1), mas sim de um fã do lutador nascido no Planeta Vegeta.
Em 2020, o atleta com passagens pela Base do Barcelona e Manchester City, mudou de nome em referência ao anime japonês.
O criador de Goku morreu aos 68 anos. Várias fãs lamentaram a morte do desenhista.
Oi, eu sou o Goku!
Naquele ano, o então meia Joan Román anunciou a mudança pelas redes sociais. “Sou grato ao Joan por tudo que vivi e pelas coisas positivas e lições que isso me deu. Mas agora eu sou o Goku. Escolhi esse nome pois me identifico com os valores dele e o que ele representa para mim: perseverança, empatia, crescimento através dos obstáculos, luz e positividade. Eu só peço para que respeitem a minha decisão como muitas pessoas já estão fazendo, sempre seguindo em frente. Muito carinho para todos vocês”, escreveu.
Desde então, o jogador espanhol só utiliza o nome do personagem. Ele tem passagens pelas categorias de base do Barcelona, Villarreal e do Manchester City.
Ao contrário do personagem, ele nunca salvou o mundo, nem buscou as 7 esferas do Dragão, porém o espanhol de 30 anos defendeu em sua carreira o Braga e o Nacional, ambos de Portugal, o Panetolikos, da Grécia. Desde 2020, ele passou por times poloneses e, atualmente, está no Wisla Kraków, o 5º colocado na disputa do Campeonato Polonês. Nesta temporada 2023/24, Goku já marcou 10 gols e deu 7 assistências.
Nas redes sociais, o jogador publicou uma montagem com um kimono que faz referência ao usado por Goku nos desenhos de Akyra Toriyama.
O Wisla Kraków terá Goku em campo e joga nesta sexta-feira (8), às 16h (horário de Brasília), contra o Arka, em Gdynia, na Polônia.
Apesar do anúncio sobre a morte de Toriyama nesta sexta-feira (8), o desenhista morreu na última semana.