De “Neverkusen” a favorito ao título: o sucesso do Bayer passa por Xabi Alonso
Técnico espanhol pode levar o clube, líder da Bundesliga, ao seu primeiro título alemão na história
Para um dos clubes de futebol mais importantes da Alemanha, ganhar um apelido por sua propensão a falhar na reta final não é o ideal.
Para o Bayer Leverkusen, esse apelido é o “Neverkusen”, principalmente pela campanha em 2002, quando um time que incluía Michael Ballack, Oliver Neuville, Dimitar Berbatov, Lúcio e Zé Roberto terminou um ponto atrás do campeão da Bundesliga, Borussia Dortmund, perdeu a final da Copa da Alemanha e também a final da Champions League para o Real Madrid graças ao maravilhoso voleio de Zinedine Zidane.
No entanto, depois de anos de sofrimento e provocação por parte dos torcedores adversários, a sorte do Leverkusen pode finalmente ter mudado, e o renascimento do clube tem muito a ver com um homem.
Xabi Alonso foi nomeado treinador em outubro de 2022, com o Leverkusen definhando perto do último lugar da Bundesliga. Em pouco menos de 18 meses, o campeão do mundo com a Espanha levou o clube ao topo do Campeonato Alemão, encantando os torcedores e gerando interesse de alguns dos principais clubes da Europa.
O técnico espanhol tem visto seu nome ligado a vagas em dois de seus ex-times: o Bayern de Munique, segundo colocado da Bundesliga, e o Liverpool, líder da Premier League.
O jogador de 42 anos começou sua carreira de jogador profissional na Real Sociedad antes de se transferir para o Liverpool em 2004, onde atuou pelo clube de Merseyside por cinco anos, incluindo a famosa vitória do clube na decisão da Champions de 2005, em Istambul, antes de se mudar para o Real Madrid, onde jogou por mais cinco temporadas. Ele encerrou sua carreira de jogador com três temporadas repletas de troféus no Bayern de Munique.
Titular na Seleção Espanhola durante o período áureo do país, Xabi Alonso somou 114 partidas pela seleção, vencendo a Copa do Mundo uma vez e duas Eurocopas.
Antes de assumir como treinador do Leverkusen, ele treinou a equipe sub-14 do Real Madrid e o time B da Real Sociedad. No comando do Leverkusen, Alonso tornou-se o técnico mais importante da Europa por sua capacidade de transformar a sorte do Leverkusen e pelo futebol elegante que os seus jogadores têm apresentado.
O espanhol reforçou que continua concentrado no seu trabalho atual no clube alemão, dizendo que “é normal ter dúvidas, mas não é um problema para mim”.
A vitória de domingo (3) por 2 a 0 sobre o rival Colônia, no clássico do Rhein, foi a última de uma longa série de atuações impressionantes do Leverkusen, que ampliou sua vantagem no topo da tabela da Bundesliga para dez pontos após o empate do Bayern na sexta-feira (1º).
O triunfo foi um resumo perfeito do trabalho que Alonso realiza. Sua equipe dominou a posse de bola, teve a maior parte das oportunidades e dois dos jogadores que floresceram sob sua liderança — os defensores Jeremie Frimpong e Alejando Grimaldo — marcaram os gols.
Grimaldo chegou no verão vindo do Benfica com pouco alarde antes de se tornar uma potente ameaça ofensiva, marcando nove gols e dando dez assistências na lateral esquerda. Frimpong também teve uma temporada de sucesso como lateral-direito, marcando oito gols e dando seis assistências.
A ideia tática de Alonso com três zagueiros, dois meias defensivos e atacantes versáteis tem confundido consistentemente as defesas adversárias.
A vitória significa que o Leverkusen mantém a invencibilidade na temporada, estendendo a sequência sem derrotas clube para 34 jogos em todas as competições.
“Ainda faltam alguns jogos. Vimos no passado o que pode acontecer”, disse o zagueiro Jonathan Tag, do Leverkusen, em entrevista ao DAZN após a vitória sobre o Colônia. “É importante manter o foco.”
O Bayer Leverkusen tem aproveitado a inconsistência do Bayern de Munique, vencedor dos últimos 11 títulos da Bundesliga, mas está fazendo isso de forma enfática. Tanto é verdade que o Bayern decidiu encerrar a passagem de Thomas Tuchel como treinador ao fim desta temporada.
A equipe de Alonso teve muitas vitórias marcantes, mas nenhuma tão impressionante quanto os 3 a 0 sobre o Bayern em fevereiro, uma vitória que transformou o Leverkusen de candidato ao título a favorito.
Faltam 10 jogos para o fim do campeonato e o clube caminha para conquistar seu primeiro título de Bundesliga na história. E com o Leverkusen nas semifinais da copa nacional e nas oitavas de final da Europa League, Alonso pode encerrar uma segunda temporada memorável à frente do time com um triplete de troféus.