Clubes de futebol já começam a usar inteligência artificial para caçar talentos
Chelsea e Burnley, da Premier League, são dois dos que já utilizam ferramenta no trabalho de scout
Uma empresa de tecnologia sediada em Londres pretende “democratizar” a identificação e a prospecção de talentos no futebol através de um aplicativo móvel. Gratuito para download e disponível globalmente, o aplicativo aiScout permite que aspirantes a estrelas participem de testes virtuais para clubes profissionais, enviando imagens gravadas por eles mesmos realizando uma série de treinos.
O app oferece 75 exercícios, elaborados para testar diversas habilidades, com vídeos que mostram aos usuários como realizá-los. As performances são pontuadas automaticamente pela tecnologia de inteligência artificial (IA).
Os dados podem então ser acessados pelos clubes, permitindo que seus olheiros examinem as pontuações em busca de talentos, aprimorando sua busca com uma variedade de filtros, desde idade e sexo até posição em campo. O aplicativo atualmente tem dois parceiros na Premier League, Chelsea e Burnley, e os clubes podem adaptar seus testes no aplicativo para atender a necessidades específicas e definir seus próprios padrões de referência, fazendo com que seus jogadores da academia completem os mesmos exercícios.
“Estamos disponibilizando esses dados para aproveitar melhor o tempo [dos olheiros]”, disse Richard Felton-Thomas, diretor de operações da ai.io, a empresa por trás do aplicativo.
“Dizemos [aos olheiros]: ‘Vá até este lugar hoje porque há três jogadores naquele jogo que estão realmente superando o padrão do Chelsea’. Esse será o melhor uso do seu tempo.’”
A novidade já parece estar funcionando para alguns. Ben Greenwood nunca tinha feito um teste com um clube profissional até baixar o aplicativo em 2019. Depois de enviar uma filmagem sua, o jovem de 17 anos conseguiu um teste com o Chelsea, tornando-se o primeiro usuário do aplicativo a fazer um teste com um clube profissional. Ele assinou um contrato com o Bournemouth em 2021.
“É mais sobre evolução”
Tendo sido testado em beta com jogadores de 125 países, entre eles Greenwood, 135 jogadores foram testados ou contratados por clubes profissionais ou seleções nacionais por meio do aplicativo — lançado em setembro de 2023 — de acordo com Felton-Thomas.
Pouco mais de 100.000 jogadores compõem o banco de dados atual, mas com mais de 100 clubes alinhados para se juntar ao Chelsea e Burnley, bem como uma parceria plurianual com a Major League Soccer dos EUA anunciada em maio passado, Felton-Thomas projeta que o número de usuários aumentará na casa dos milhões à medida que a operação aumentar este ano.
O diretor de operações disse que a “parte do leão” de sua receita vem da cobrança de uma taxa de licença dos clubes para operar a plataforma. As taxas anuais variam dependendo do tamanho do clube e das ferramentas necessárias, variando de seis dígitos para times de “primeiro nível”, como o Chelsea, a milhares de libras para clubes mais abaixo na pirâmide do futebol.
A utilização de tecnologia inteligente no esporte continua a se expandir, incluindo ferramentas de comentários de IA e tecnologia wearable para atletas de elite. O mercado global de análise desportiva, avaliado em 2,7 mil milhões de dólares em 2023, deverá crescer 22% até ao final da década, de acordo com a empresa de estudos de mercado Grand View Research.
Os caçadores de talentos do futebol deveriam se preocupar em serem derrotados pela chegada da IA em seu setor? Para Felton-Thomas, as novas tecnologias podem coexistir com os métodos tradicionais.
“É mais uma questão de evolução do que de revolução”, explicou Felton-Thomas.
“Não podemos dizer quando esse jogador está realmente naquela partida como ele lida com as adversidades. O que acontece quando ele perde por 2 a 0? O que acontece quando alguém grita com ele? O que acontece quando ele comete um grande erro?”
“Temos a capacidade de apenas aumentar pessoas reais para fazerem seu trabalho melhor e mais rápido, o que dá uma oportunidade ao jogador por meio da IA, mas você ainda está apenas conectando-os ao humano do outro lado, o que é o clube e o olheiro.”
Embora o futebol continue sendo o foco principal da ai.io, a empresa está buscando oportunidades em outros esportes para lançar nos próximos anos. Mais à frente, poderá ir além do esporte.
“Você pensa na noção de que pode estar em casa e analisar seus movimentos, e como isso poderia se transformar em cuidados de saúde, avaliações físicas para disciplinas militares e serviços de emergência”, disse Felton-Thomas à CNN.