Clube da Premier League cai para a vice-lanterna mesmo com liga paralisada; entenda
Everton recebeu uma punição da liga e perdeu pontos por infringir regras de fair play financeiro
O Everton caiu para a vice-lanterna da Premier League nesta sexta-feira (17), mesmo com o campeonato paralisado para a data Fifa. O motivo? De acordo com a liga, o clube infringiu as regras de fair play financeiro relativas a rentabilidade e sustentabilidade e, por isso, perdeu dez pontos.
Com a punição, o time de Liverpool vai para a penúltima colocação com quatro pontos, mesma pontuação do lanterna Burnley, mas com vantagem nos critérios de desempate.
A Premier League determina que cada clube pode ter um prejuízo máximo de 105 milhões de libras em um período de três anos no cálculo relacionado às regras de rentabilidade e sustentabilidade (PSRs, na sigla em inglês).
Uma comissão independente da liga, que avalia este tipo de caso, determinou que o valor das perdas do Everton no período foi de 124 milhões de libras, o que excede o limite permitido.
Em um comunicado, o clube, que recentemente foi comprado pela 777 Partners, dona da SAF do Vasco, disse que irá recorrer da decisão.
“O Everton Football Club está chocado e desapontado com a decisão da Comissão da Premier League. O Clube acredita que a Comissão impôs uma sanção desportiva totalmente desproporcional e injusta. O Clube já comunicou a intenção de recorrer da decisão à Premier League.”
(Publicado por Bruno Rodrigues)