Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Champions: como era o mundo esportivo no único título do Borussia Dortmund

    Equipe alemã tem apenas uma orelhuda em sua história, conquistada há 27 anos

    Elenco do Borussia Dortmund posando antes da final da Champions League de 1996/97
    Elenco do Borussia Dortmund posando antes da final da Champions League de 1996/97 Foto: Shaun Botterill/Allsport/Getty Images

    Da CNN

    Finalista da Champions League 2023/24, o Borussia Dortmund vai em busca de um título que não vence há 27 anos. Em 1997, os alemães passavam pela Juventus em Munique, e conquistavam o único título europeu de sua história.

    A equipe alemã está em sua terceira final. Em 2013, ficou com o segundo lugar após perder a decisão para o Bayern de Munique. Neste sábado (1º), o rival será o Real Madrid, em Wembley, Londres.

    O mundo esportivo em 1997

    O título da Champions deu ao Borussia Dortmund a chance de disputar a Copa Intercontinental. O adversário foi o Cruzeiro, que havia sido campeão da Libertadores naquele ano após vencer o Sporting Cristal (PER) na final. A equipe alemã venceu os mineiros por 2 a 0 em Tóquio, Japão, e conquistava o mundo. Naquela ocasião, o Cruzeiro havia contratado jogadores por empréstimo apenas para a decisão, como os atacantes Donizete e Bebeto.

    O Campeonato Brasileiro de 1997 foi conquistado pelo Vasco. O grande nome daquela edição foi o atacante Edmundo, que bateu recordes de gols com a camisa cruzmaltina. A edição daquele ano também marcava o rebaixamento do Fluminense.

    Ainda sobre o futebol brasileiro, o Atlético-MG se sagrava campeão da Copa Conmebol (uma espécie de Sul-Americana da época), após vencer o Lanús na final. Na Copa do Brasil, o Grêmio levantava a taça em pleno Maracanã, após decidir o título com o Flamengo.

    Seleção Brasileira e seus craques

    Com Zagallo no comando, o Brasil conquistava a Copa América na Bolívia, vencendo os donos da casa por 3 a 1. A final foi marcada pela frase histórica do Velho Lobo: “Vocês vão ter que me engolir!”

    Uma das estrelas daquela Seleção, Romário não teve um bom 97. Ele se tornava vice pelo Flamengo na Copa do Brasil e no Torneio Rio-São Paulo. No meio do ano, voltava para o Valência, onde não conseguiu mostrar seu bom futebol dos tempos de Barcelona.

    Outro astro brasileiro da época, Ronaldo se tornava o grande nome da janela de transferências de 1997 ao trocar o Barcelona pela Inter de Milão. Na equipe italiana, o então atacante seguiria com o faro artilheiro e se tornaria “Ronaldo Fenômeno”.

    Zagallo era o comandante da Seleção Brasileira em 1997 / Henri Szwarc/Getty Images

    Nascidos em 1997

    Alguns jogadores brasileiros, que atualmente defendem grandes equipes da Europa, nasceram naquele ano. Gabriel Jesus (ex-Palmeiras) e Nino (ex-Fluminense) nasceram em abril. Richarlison, hoje no Tottenham, é de maio, e Lucas Paquetá, ex-Flamengo, veio ao mundo em agosto.

    Outros esportes

    Não é só no futebol que o Brasil teve resultados expressivos em 1997. No tênis, Gustavo Kuerten deixava os brasileiros eufóricos com a conquista de Roland Garros, após bater o espanhol Sergi Brugera.

    Na Fórmula 1, Jaques Villeneuve foi campeão do mundo pilotando o carro da Williams. O Brasil cntava com quatro pilotos na categoria: Tarso Marques, Ricardo Rosset, Pedro Paulo Diniz e Rubens Barrichello.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas