Champions League: Conheça o estádio construído em pedreira que vai receber o Real Madrid
Conhecido como "Pedreira", o Estádio Municipal de Braga, em Portugal, recebe Braga x Real Madrid pela Champions
Poucos estádios ganharam tanta fama e admiração ao longo dos últimos anos como o Estádio Municipal de Braga, em Portugal. Não necessariamente pelos jogos praticados ali, mas pela estética diferente de quase tudo que se vê no futebol europeu, a casa do Braga é uma das mais famosas do mundo e volta a ser palco da Champions League nesta terça-feira (24).
Às 16h (de Brasília), a equipe portuguesa recebe o poderoso Real Madrid em partida do grupo C. No momento, os espanhóis lideram a chave com seis pontos e duas vitórias, enquanto o Braga está em 3º com uma vitória e uma derrota.
Projetado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura, o Estádio Municipal de Braga tem capacidade para pouco mais de 30 mil torcedores e foi inaugurado em 2003. O apelido “Pedreira”, inclusive, não é por acaso, já que a construção está ao lado do vale do Rio Cávado.
Dessa forma, o estádio tem apenas duas arquibancadas, ambas nas laterais do campo. Atrás dos gols, torcedores percebem uma pequena área de mata, enquanto o outro lado tem uma pedreira.
A inspiração se deu nas pontes construídas pela civilização inca, e, por conta da obra, o arquiteto Eduardo Moura recebeu o Pritzker em 2011, considerado o Prêmio Nobel da Arquitetura. Em 2004 e 2005, ele ainda venceu o Prêmio Secil, que valoriza projetos de arquitetura e de engenharia em Portugal.
Ano após ano, com as participações do Braga em competições internacionais, a imprensa e torcedores europeus sempre rasgam elogios ao estádio nada convencional. Para o gigante Real Madrid, esta será a primeira visita à Pedreira.