Acusado de abuso sexual, jogador é afastado da seleção japonesa; veja
Junya Ito não jogará mais a Copa da Ásia; Ele é acusado de agressão sexual por duas mulheres
Junya Ito, meio-campista da Seleção Japonesa, foi cortado da concentração, em Doha, onde disputa a Copa da Ásia. A dispensa ocorreu horas depois da polícia de seu país reportar a denúncia de duas mulheres por agressão sexual.
Em nota, a Federação Japonesa de Futebol (JFA) informou que a decisão foi tomada “considerando o seu bem-estar físico e mental”, mesmo que o jogador negue seu envolvimento no caso.
O anúncio da investigação feito por parte da polícia japonesa foi realizado nessa quinta-feira (31), após a imprensa noticiar que duas mulheres acusavam Ito de violência sexual.
“Recebemos uma denúncia contra ele (Ito) e iniciamos uma investigação”, contou um representante da polícia de Osaka para a AFP.
De acordo com a imprensa local, a situação teria ocorrido em 2023, em um hotel de Osaka, depois de um amistoso entre Japão e Peru.
Declarações
Junya negou as acusações e classificou as acusações como “completamente infundadas”, de acordo com a Kyodo, agência de notícias japonesa. Já o técnico do Japão, Hajime Moriyasu não se aprofundou no caso.
“Ainda não estou totalmente ciente (das acusações). Vou lidar com elas depois de analisá-las”, declarou.
Por outro lado, o Reims, onde Ito atua desde 2022, prestou “solidariedade ao jogador neste momento do caso”.
O clube francês ainda afirmou que “não dispõe de qualquer informação que lhe permita apoiar, de uma forma ou de outra, a investigação lançada pelas autoridades de Osaka”.
https://twitter.com/StadeDeReims/status/1753006500526673964
Momento do jogador
Aos 30 anos, Junya Ito estava na delegação da Seleção Japonesa, em Doha, para disputar a Copa da Ásia. No sábado, o Japão enfrenta o Irã (3), nas quartas de final da competição.
Pela seleção, marcou 13 gols em 54 jogos, e esteve na última Copa do Mundo. Além disso, foi titular em duas das três partidas da equipe na Copa da Ásia, mas não esteve em campo na vitória por 3 a 1 contra o Bahrein, nas oitavas de final.