Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    À CNN, Andrés Iniesta fala sobre Messi e nova aventura nos Emirados Árabes Unidos

    Craque revelou detalhes de suas experiências no Oriente Médio e diz que ainda tem sonho de jogar

    Ben ChurchBecky Andersonda CNN

    No seu auge, Andrés Iniesta foi amplamente considerado um dos melhores meio-campistas da história. O craque ajudou a revolucionar a forma como o futebol era jogado em todo o mundo e, como peça fundamental de equipes históricas do Barcelona e da Espanha, conquistou tudo o que havia para vencer no esporte.

    Revelado nas categorias de base do Barça, Iniesta conquistou 32 troféus pelo clube, além de duas Eurocopas e uma Copa do Mundo com a seleção espanhola, em uma série de sucessos sem precedentes — La Roja venceu a Euro de 2008, o Mundial de 2010 e a Euro de 2012.

    No entanto, sua saída do Barcelona em 2018 não marcou o fim de sua carreira. Em vez disso, foi o início de mais uma aventura numa parte muito diferente do mundo.

    Depois de deixar a Espanha, Iniesta assinou com o clube japonês Vissel Kobe e teve um sucesso razoável nos cinco anos seguintes. Mas, este ano, depois de ver o seu tempo de jogo diminuir no Japão, chegou a hora de um novo desafio.

    Em meio ao interesse de todo o mundo, incluindo o da Major League Soccer (MLS), Iniesta acabou assinando um contrato de um ano com o Emirates Club, dos Emirados Árabes Unidos.

    “Quando saí do Japão, tive opções diferentes e então, no fim das contas, você decide o que acredita ser a coisa certa a fazer, a coisa certa para você e sua família”, diz Iniesta à CNN.

    “Há muitas coisas a serem melhoradas [no cenário local], então posso realmente usar minha experiência para melhorar a situação do futebol aqui. Estou emocionado por estar aqui e muito feliz com a forma como fui recebido. Só espero fazer o melhor que puder.”

    A vida nos Emirados Árabes Unidos

    Apesar de ter assinado contrato de um ano, Iniesta tem a opção de prolongar a sua estadia. Neste momento, porém, está apenas focado em aproveitar a temporada. O meio-campista diz que sua família está se adaptando rapidamente à vida em sua nova cidade, Ras Al Khaimah.

    Em sua estreia como titular pela nova equipe, na sexta-feira (25), Iniesta marcou de pênalti no empate dramático de 4 a 4 contra o Ajman Club. Ele já havia feito sua estreia após sair do banco na derrota por 1 a 0 para o Al Wasl, no dia 19 de agosto.

    Na minha idade, ainda tenho o sonho de jogar, treinar e me divertir, e é por isso que me cuido

    Iniesta, jogador de futebol

    Antes de assinar com o Emirates Club, havia relatos de que o Inter Miami buscava atrair a lenda espanhola para a MLS. O clube reforçou seu time este ano com a contratação de três ex-companheiros de Iniesta no Barcelona: Lionel Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba.

    Messi, em particular, certamente não decepcionou desde que se mudou para a América do Norte, mas poderia ter sido muito diferente para o astro argentino.

    Após o rompimento de seu relacionamento com o Paris Saint-Germain, o campeão do mundo teve seu nome associado a uma transferência de volta ao Barça. Iniesta afirma que o retorno à Catalunha teria sido “incrível”, mas respeita a decisão do amigo e do ex-clube.

    “Queremos que o futebol cresça”

    Durante o próximo ano, Iniesta disse que está concentrado no desenvolvimento do futebol nos Emirados Árabes Unidos, algo que está acontecendo em todo o Golfo.

    Muitas das maiores estrelas da Europa, como Neymar, Cristiano Ronaldo e Karim Benzema, já se transferiram para equipes da Arábia Saudita esta temporada, e a região procura lançar as bases de uma revolução futebolística.

    Embora tais movimentos estejam sob escrutínio, Iniesta acredita que jogadores como ele estão apenas tentando construir o esporte da “melhor maneira” que podem.

    “Queremos que o futebol cresça em termos de torcida, em termos de formação de atletas. E temos jogadores de futebol muito bons que jogaram na Europa há muito tempo e agora estão vindo para esta região.”

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos