Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Torcedor do Fluminense denuncia ato racista no Morumbi; clubes repudiam

    Nas redes sociais, homem compartilhou vídeo do momento em que agressor imita macaco em sua direção

    Henrique Andradeda CNN

    São Paulo

    Um torcedor do Fluminense usou as redes sociais para denunciar um ato de racismo sofrido no domingo (17), em jogo contra o São Paulo, no Morumbi, pela 17ª rodada da Séria A do Campeonato Brasileiro. A partida terminou em empate por 2 a 2.

    “Hoje 17/07/22, fui no Morumbi assistir o jogo com uns amigos e infelizmente fui vítima de racismo pelo um torcedor do São Paulo. Não quero nada com esse vídeo, até porque sei a importância que eu tenho. Mas (sic) isso tem que acabar. RACISMO É CRIME E INFELIZMENTE AINDA EXISTE”, desabafou o torcedor.

    Em vídeo compartilhado por ele, é possível observar o momento em que um apoiador do São Paulo chama sua atenção e faz gestos imitando um macaco em sua direção. Policiais passam pelo local no instante do ato, mas apenas pedem para o homem se afastar do vidro que separa as duas torcidas.

    Nas redes sociais, tanto Fluminense quanto São Paulo manifestaram repúdio à atitude racista flagrada nas arquibancadas da partida.

    “O clube declara estar à disposição do seu torcedor e repudia severamente qualquer ato discriminatório, solicitando celeridade das autoridades na investigação do caso. O preconceito precisa ser erradicado de todos os ambientes da sociedade, inclusive do Futebol”, escreveu o clube carioca.

    Já o clube paulista afirmou que “lamenta as manifestações de racismo contra um torcedor do Fluminense ocorridas na partida desta tarde no Estádio do Morumbi e as repudia com veemência”, e reforçou “que é contra todo tipo de discriminação, repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial e se coloca à disposição das autoridades para apurar os fatos e ajudar a identificar o agressor”.

    “O São Paulo Futebol Clube é de todos, e no Morumbi não há espaço para racismo. Racistas não são bem-vindos”, concluiu.

    A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo emitiu uma nota sobre o ocorrido: A Polícia Civil informa que crimes de intolerância no esporte não podem passar impune. O caso será registrado e investigado pela 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE). A autoridade policial analisa o vídeo para identificar o autor e a vítima e chamá-los para prestarem depoimento.

    Racismo na Série B

    A Ponte Preta relatou, na sexta-feira (15), ofensas racistas contra o atacante Da Silva em jogo contra o Criciúma realizado pela Série B. A partida terminou com um empate por 1 a 1.

    Em nota divulgada no Twitter, o clube da cidade de Campinas afirmou que o jogador irá registrar boletim de ocorrência em virtude de ofensas racistas dirigidas a ele por torcedores do Criciúma. Segundo a Ponte, os torcedores também cuspiram, jogaram objetos e bebida em cima dos atletas do clube que faziam aquecimento.

    Em nota, o Criciúma manifestou repúdio a qualquer ato de discriminação e informou que o responsável já foi identificado com o auxílio da Polícia Militar.

    (Com informações de Carolina Figueiredo)