Grêmio recebe o algoz Flamengo para se livrar da crise no Brasileirão
Equipes se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (25), na Arena, em Porto Alegre
Justo no seu pior momento no Campeonato Brasileiro, o Grêmio enfrentará o seu maior algoz dos últimos tempos: o Flamengo. O Tricolor recebe o Rubro Negro, na Arena, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), pela 29ª rodada da competição. O time vem de três derrotas seguidas, que colocaram em risco a sua classificação para a Copa Libertadores de 2024.
Nas últimas rodadas, o time gaúcho caiu do segundo para o sexto lugar, com 44 pontos. Para garantir a vaga no G4, o Grêmio precisa voltar a vencer na competição. Já o Flamengo viu seus ânimos mudarem após a chegada do técnico Tite. Atualmente, o time carioca está em terceiro lugar na tabela, com 50 pontos, nove atrás do líder Botafogo.
Ganhar do Flamengo no Maracanã tem sido difícil para o Grêmio, e na Arena também. A última vitória do Tricolor como mandatário foi em agosto de 2018, quando marcou 2 a 0 pelo Brasileirão. De lá pra cá, o time não voltou a vencer o adversário como mandante. E além disso, viu nascer uma superioridade flamenguista nos jogos, principalmente os de Copa do Brasil e Libertadores.
Nos mais recentes confrontos, em agosto, na semifinal da Copa do Brasil, o Fla venceu os dois jogos da chave, na Arena, e no Maracanã, conseguindo a classificação para a final. A dolorosa recente rivalidade para o Tricolor começou na semifinal da Libertadores de 2019, quando o Flamengo goleou o Grêmio por 5 a 0. De lá pra cá, o Grêmio venceu apenas uma vez o oponente.
A queda de rendimento no Brasileiro fez o trabalho do técnico Renato ser posto em cheque. Assim, uma vitória em cima do rival daria a confiança e volta por cima necessária para o grupo. Já o forte grupo flamenguista corre para mostrar trabalho ao novo treinador, além de tentar recuperar a moral com a torcida.
O Grêmio de Renato
Em campo, Renato Portaluppi não poderá contar com o centroavante Luis Suárez, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Além do camisa 9, Felipe Carballo e João Pedro Galvão ainda seguem como dúvidas. A dupla se recupera ainda de dores decorrentes de lesões.
Por outro lado, conta com os retornos do zagueiro Geromel e do lateral-esquerdo Reinaldo. Por conta dos desfalques, Renato pode utilizar novamente o esquema com três zagueiros.
O Flamengo de Tite
Já o Flamengo do técnico Tite terá um importante desfalque para a partida diante do Grêmio. O zagueiro Fabrício Bruno terá que cumprir suspensão automática. Sem David Luiz, machucado, Pablo é o favorito para assumir a posição, com Rodrigo Caio como outra opção.
Depois de entrar bem no clássico com o Vasco, Gabigol pode ter mais uma chance no time titular e Pedro se torna opção para o confronto. No meio de campo, Tite vai manter a formação com Pulgar, Gerson, Thiago Maia e Arrascaeta.
Grêmio x Flamengo
Grêmio: Gabriel Grando; Geromel, Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Pepê, Cristaldo e Reinaldo; Lucas Besozzi e André Henrique. Técnico: Renato Portaluppi.
Flamengo: Rossi; Wesley, Pablo (Rodrigo Caio), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Gabigol). Técnico: Tite.
Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 25 de outubro de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre – RS
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG).
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas