Flamengo x São Paulo: em fases opostas, times se reencontram após Copa do Brasil
Finalistas da Copa do Brasil de 2023, Rubro-Negro e Tricolor Paulista vivem cenários diferentes desde então, com os técnicos Tite e Thiago Carpini em cenários opostos
Flamengo e São Paulo fazem, às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (17), no Maracanã, um confronto de times que inveteram os papéis em questão de meses. No ano passado, o time tricolor ficou invicto diante do rival rubro-negro. Em quatro jogos, duas vitórias e dois empates. Inclusive, conquistou a inédita Copa do Brasil. Agora, contudo, o cenário se desenha o oposto. O São Paulo é quem joga sob extrema pressão, enquanto o Flamengo entra na partida invicto após 18 jogos disputados nesta temporada.
O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real desse e de todos os jogos do Campeonato Brasileiro. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.
Como chega o Flamengo
Invicto em 2024 e vindo de vitória sobre o Atlético-GO na primeira rodada da Série A – veja os gols aqui -, o Flamengo chega embalado para a estreia no Maracanã neste Brasileirão.
O desempenho nas últimas partidas, contudo, acendeu um sinal de alerta entre torcedores e na comissão técnica. Contra Millonarios-COL, pela Libertadores, e diante do Dragão, o Rubro-Negro atuou por boa parte dos jogos em vantagem numérica, o que não significou em um domínio das ações.
Pelo contrário, os dois times ameaçaram a meta de Agustín Rossi, por mais que os resultados tenham sido satisfatórios ao fim, com empate na Colômbia e vitória em Goiânia.
https://twitter.com/Flamengo/status/1780342239614451833
De todo modo, o trabalho de Tite está longe de ser questionado no Ninho do Urubu. E o treinador tem praticamente força máxima para a partida diante da Nação, no Maracanã.
Matías Viña, por conta do choque de cabeça sofrido na última rodada, e Gabigol, suspenso por tentativa de fraude em exame antidoping, são os desfalques do Flamengo. Por outro lado, os laterais Varela e Wesley voltam a ser opções na direita.
Como chega o São Paulo
O técnico Thiago Carpini atravessa dias de grande apreensão após a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, em pleno MorumBis, na rodada de abertura da Série A do Campeonato Brasileiro.
O comandante tricolor é o maior alvo da torcida para justificar o momento de baixa na temporada. Nos últimos três duelos em casa, foi chamado de “burro”. Assim, ele chega para encarar o Flamengo com grande possibilidade de deixar o comando em caso de nova derrota.
Até o momento, o treinador comandou o Tricolor em 17 partidas. Nesse caminho, sete vitórias, seis empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 52,9%.
A panela de pressão ferveu sobre Carpini a partir da eliminação precoce no Campeonato Paulista, quando time foi eliminado em casa para o Novorizontino, nas quartas de final.
Desde então, o treinador luta para dar um padrão de jogo, mas não consegue evoluir. Como defesa, diz que as muitas lesões prejudicam a continuidade.
Dessa vez, o desfalque sentido é o do colombiano James Rodríguez, que está fora do duelo por conta de uma lesão muscular na coxa, na última segunda-feira (15).
Além do meia, não estão à disposição: Rafinha (fratura na fíbula esquerda), Lucas (lesão na região posterior da coxa esquerda), Wellington Rato (lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo), além de Luiz Gustavo e Moreira, que aprimoram a forma física após se recuperarem de diferentes contusões.
Por outro lado, o atacante Ferreira se recuperou de uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda.
Flamengo x São Paulo
Flamengo: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro – Técnico: Tite.
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Arboleda e Diego Costa; Igor Vinícius, Pablo Maia, Alisson, Luciano (Galoppo) e Ferreira; André Silva e Calleri. Técnico: Thiago Carpini
- Motivo: segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 17 de abril de 2024, às 21h30 (de Brasília)
- Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
- Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
- Árbitro de vídeo: Rodrigo D’;Alonso Ferreira (SC)