Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Flamengo vale mais que Corinthians e São Paulo juntos, revela estudo

    Rubro-negro tem marca equivalente R$ 1,9 bilhão. Palmeiras e Corinthians vêm na sequência do Top3

    Gabigol comemora gol na vitória do Flamengo sobre o Volta Redonda no Carioca
    Gabigol comemora gol na vitória do Flamengo sobre o Volta Redonda no Carioca THIAGO RIBEIRO/AGIF

    Murillo Grantda CNN

    O Flamengo é a marca mais valiosa do futebol brasileiro. É o que diz uma pesquisa realizada pela Sports Value, que realizou um Brand Valuation das 30 marcas mais valiosas do futebol no país.

    Segundo o estudo, a marca Flamengo equivale a R$ 1,9 bilhão. O Palmeiras vem na sequência com R$ 1,2 bilhão e Corinthians com com R$ 1,1 bilhão em terceiro colocado. 

    “O Flamengo começou a crescer porque reduziu o endividamento. Ele para de ter passivos enormes e começa a ter ativos mais valiosos. Então ele fez o CT e hoje é um dos maiores vendedores de atletas do Brasil. Ele tem uma marca que é a que mais vale e um elenco valioso. A diferença do elenco do Flamengo pro segundo colocado, o Palmeiras, é tão grande, que isso explica também o sucesso deles mesmo sem ter um ativo tão valioso, como é o caso de não ter um estádio no seu ativo”, explicou Amir Somoggi, sócio-fundador da Sports Value, empresa de marketing esportivo, em entrevista ao CNN Esportes S/A. 

    Veja a entrevista completa com Amir Somoggi, da Sports Value, no CNN Esportes S/A

    Metodologia

    Para chegar aos valores, os critérios usados pelo estudo foram:

    • Potencial do mercado consumidor: aqui são levados em consideração o tamanho da torcida, potencial de consumo, distribuição gegráfica, público nos jogos, audiencias e engajamento no digital.
    • Potencial esportivo: análise de quanto o clube investe em jogadores e no departamento de futebol. Time principal, categorias de base, contratações, salários de jogadores, e comissão técnica.
    • Receitas da Marca: quanto cada clube conseguiu criar receitas concretas, como patrocínios, licenciamento, estádio, sócios e TV.

    Confira as marcas mais valiosas do Futebol Brasileiro em 2023:

    1. Flamengo – R$ 1,9 bilhão
    2. Palmeiras – R$ 1,2 bilhão
    3. Corinthians – R$ 1,1 bilhão
    4. São Paulo – R$ 690 milhões
    5. Atlético-MG – R$ 536 milhões
    6. Internacional – R$ 422 milhões
    7. Santos – R$ 395 milhões
    8. Fluminense – R$ 382 milhões
    9. Athletico-PR – R$ 361 milhões
    10. Grêmio – R$ 337 milhões
    11. Fortaleza – R$ 287 milhões
    12. Red Bull Bragantino – R$ 237 milhões
    13. Botafogo – R$ 185 milhões
    14. Ceará – R$ 155 milhões
    15. Cruzeiro – R$ 149 milhões
    16. Coritiba – R$ 136 milhões
    17. América-MG – 135 milhões
    18. Vasco da Gama – R$ 113 milhões
    19. Goiás – R$ 99 milhões
    20. Bahia – R$ 90 milhões
    21. Cuiabá – R$ 83 milhões
    22. Atlético-GO – R$ 75 milhões
    23. Sport – R$ 57 milhões
    24. Juventude – R$ 54 milhões
    25. Avaí – R$ 53 milhões
    26. Guarani – R$ 17 milhões
    27. Ponte Preta – R$ 13 milhões
    28. Portuguesa-SP – R$ 9 milhões
    29. Náutico – R$ 9 milhões
    30. Santa Cruz – R$ 7 milhões
    • Fonte: Sports Value

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas