Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Diretor de futebol do Orlando City fala sobre ascensão da MLS

    Luiz Muzzi é brasileiro radicado há mais de 30 anos nos Estados Unidos

    Luiz Muzzi, diretor de futebol do Orlando City
    Luiz Muzzi, diretor de futebol do Orlando City Divulgação/CNN Brasil

    Ana Karolina Reisda CNN

    Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (2), Luiz Muzzi, diretor de futebol do Orlando City, falou sobre a evolução da MLS e comparou os avanços da Liga com o futebol sul-americano.

    “É água e vinho. A MLS começou a partir da Copa do Mundo de 1994. Quando eu cheguei aqui, em 1990, era ano de mundial, o mundial da Itália. E para conseguir ver o mundial na televisão aqui? Não tinha, você não encontrava em nenhum lugar […] então mudou muito, em 1994 com o mundial e com a criação da MLS, que começou só em 1996, mas em 1994 foi a criação do negócio MLS. Foi esse ‘boom’ que até hoje a gente está vivendo, e é algo completamente diferente a evolução do futebol nesse tempo, é algo fantástico, não tem como descrever como foi essa transformação”, disse Muzzi.

    Diferença da MLS e do futebol brasileiro

    Brasileiro radicado há mais de 34 anos nos Estados Unidos, Luiz fez mestrado em gestão esportiva na Universidade de Massachusetts. Com ampla experiência no futebol brasileiro, o dirigente analisou as diferenças entre os negócios esportivos na América do Sul e na América do Norte.

    “O futebol brasileiro, o futebol sul-americano em geral começa com a paixão. A gente tem toda essa paixão e, a partir daí, fomos montando negócio, fomos vendo que existe algo a mais além da paixão. Aqui é um pouquinho ao contrário. Começou como negócio e a gente teve que desenvolver a paixão”, comentou.

    “Hoje você vê vários clubes bem estruturados querendo melhorar, estruturar e criar condições. E essa parte do negócio é algo que aqui os americanos fazem como ninguém, né? Você vê a NBA, NFL […] o futebol [nos Estados Unidos] vai demorar algum tempo ainda para gerar essa paixão de gerações, mas você já vê isso hoje em dia. Você vê inclusive os adultos que são os frutos dessa Liga anterior, do Pelé, do Carlos Alberto Torres, de todos os jogadores que vieram naquela época nos anos 1970 e que começaram a plantar essa semente da paixão pelo futebol”, completou.

    CNN Esportes S/A

    Com a presença de Luiz Muzzi, o CNN Esportes S/A chega à 49ª edição. Apresentado por João Vítor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o futebol.

    Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios. 


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas