Cuiabá bate o Fortaleza em casa pelo Brasileiro e chega à pontuação “mágica”
Deyverson faz seu 12º gol na competição, e Pitta marca de pênalti; resultado praticamente sacramenta permanência na Série A em 2024
O jogo entre Cuiabá e Fortaleza, na noite deste domingo (12), na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, começou a ser decidido aos cinco minutos do primeiro tempo. E com gol do principal jogador para a equipe do Centro-Oeste na temporada, Deyverson. Pitta fez o dele, Pikachu descontou, e o 2 a 1 foi válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
O resultado levou o Dourado para os 47 pontos, número considerado mágico contra o rebaixamento. O time é o nono colocado na classificação. Já o Tricolor cearense atingiu o sexto jogo sem vencer no Brasileirão, são cinco derrotas, e o sétimo de jejum se incluir o empate contra a LDU de Quito na final da Copa Sul-Americana, no fim de outubro. O time brasileiro foi derrotado na disputa por pênaltis.
O Fortaleza parou nos 43 pontos, na 12ª colocação, distante agora 14 pontos do G6, grupo de seis times que irá à Copa Libertadores em 2024, e objetivo do time no Brasileiro. E está só a seis pontos da zona do rebaixamento, mas com dois jogos a menos.
O gol de Deyverson, de cabeça após cruzamento de Denilson, foi o 12º dele no Brasileiro, artilheiro do time na competição e maior goleador da história do Cuiabá em uma edição da Série A. Na comemoração, o atacante chorou, emocionado, e depois explicou que foi porque lembrou da esposa, do bom momento que vive com ela e que estava com dor na coxa antes do jogo e ela o apoiou.
No final, contra-ataque do Cuiabá e pênalti cometido pelo goleiro João Ricardo. Pitta cobrou e fez o segundo. Ainda mais no finalzinho Pikachu acertou um bom chute no canto direito de Walter, e descontou, dando ainda uma emoção na reta final, que teve confusão entre as comissões técnicas e jogadores ao apito do árbitro.
Próximos jogos
O Fortaleza volta a campo no próximo sábado (18), contra o Cruzeiro, na Arena Castelão, na capital cearense, às 18h30 (de Brasília). É um dos dois jogos que tem atrasado, este válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o Cuiabá só volta a campo daqui duas semanas, dia 26 de novembro, um domingo, visitando o São Paulo, pela 35ª rodada. O jogo começará às 18h30 (de Brasília). O campeonato vai parar por 14 dias por causa da Data-Fifa, período que ocorrem jogos de Seleções Nacionais.
Cuiabá 2 x 1 Fortaleza
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e PK (Uendel); Alisson, Raniele (Filipe Augusto), Denilson e Jonathan Cafu (Fernando Sobral); Deyverson (Pitta) e Clayson (Derik Lacerda). Técnico: António Oliveira
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco (Escobar); Pedro Augusto (Calebe), Zé Welison e Pochettino (Thiago Galhardo); Marinho (Yago Pikachu), Lucero e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Gols
Deyverson (5min1ºT), Pitta (46min2ºT), de pênalti, para o Cuiabá
Yago Pikachu (51min2ºT) para o Fortaleza
Cartões Amarelos
Deyverson (Cuiabá); Machuca, João Ricardo (Fortaleza)
Motivo: 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 12 de novembro de 2023 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Alex dos Santos (SC) e Luís Carlos de França Costa (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Fifa-RN)