Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Garantido na Série A, Cruzeiro intensifica busca por treinador para 2024

    Interino, Paulo Autuori voltará ao cargo de diretor técnico ao fim da temporada 2023

    Guilherme PiuMatheus Muratorida Itatiaia

    O Cruzeiro atingiu o objetivo principal na temporada ao permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, mas com uma comissão técnica interina no comando do time. Paulo Autuori, o responsável por dirigir a equipe, disse ao assumir que não permanecerá como treinador em 2024, retomando o cargo de diretor.

    Por isso, o departamento de futebol já esquenta a busca por um novo comandante para o ano que vem. A procura acontece no mercado interno e externo, segundo apurou a Itatiaia.

    Autuori, que chegou como diretor técnico em agosto deste ano, assumiu em novembro como treinador até o fim do ano, em substituição a Zé Ricardo. Em relação ao comandante, o ano de 2023 foi de incerteza para o Cruzeiro.

    Campeão da Série B de 2022, o que garantiu a equipe celeste de volta à elite do futebol após três anos na segunda divisão, o Cruzeiro iniciou 2022 com a manutenção do uruguaio Paulo Pezzolano como treinador.

    Em março, a primeira mudança: Pezzolano anunciou que deixaria o clube, isso logo após a eliminação nas semifinais do Campeonato Mineiro.

    Pezzolano já havia dito ao fim de 2022 que queria deixar o Cruzeiro, mas foi mantido no cargo após conversa com a diretoria. Em abril, o uruguaio foi anunciado como treinador do Real Valladolid, da Espanha, clube presidido pelo ex-jogador Ronaldo, sócio majoritário cruzeirense.

    Pepa

    Após Pezzolano, chegava ao Cruzeiro o técnico mais longevo em 2023: o português Pepa. O técnico comandou o time na Copa do Brasil (foi eliminado nas oitavas de final) e também no Campeonato Brasileiro.

    Depois de 25 jogos oficiais, com oito vitórias, oito empates e dez derrotas, Pepa foi demitido em agosto. À época, o Cruzeiro estava na 12ª posição do Brasileirão, com 25 pontos.

    Indefinição e Zé Ricardo

    O Cruzeiro demorou para agir e chegou a ter um jogo com Fernando Seabra, treinador do sub-20, como interino. Já em setembro, veio a definição: Zé Ricardo foi anunciado para substituir Pepa.

    Neste momento, o time celeste viveu o momento mais tenso da temporada. Zé Ricardo foi demitido em novembro, depois de dez jogos, com três vitórias, dois empates e cinco derrotas.

    Zé Ricardo deixou o Cruzeiro na 17ª posição, com 37 pontos, abrindo o Z4 do Brasileirão. Depois que Paulo Autuori assumiu de forma provisória, depois de a diretoria se deparar com um mercado escasso, o time celeste venceu duas, empatou três e, a uma rodada do fim do Brasileirão, salvou-se do rebaixamento.

    Último jogo do ano

    O Cruzeiro entrará em campo pela última vez em 2023 às 21h30 desta quarta-feira (6). O time celeste receberá o Palmeiras, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 38ª e última rodada do Brasileirão.

    A equipe comandada por Autuori tentará no mínimo manter a posição na tabela, o que garantiria uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024. Já o Palmeiras lidera a Série A, com 69, e entrará em campo para confirmar o título nacional – basta um empate e, em caso de derrota, o vice-líder Atlético precisará vencer e tirar saldo de oito gols.


    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos