Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Cruzeiro recebe Bahia em confronto direto no Brasileiro

    Após vencer Atlético-MG no clássico, Cruzeiro volta ao Mineirão com apoio de sua torcida para sonhar mais alto na Série A

    Bahia e Cruzeiro ficam no empate em 2 a 2 no primeiro turno do Brasileirão
    Bahia e Cruzeiro ficam no empate em 2 a 2 no primeiro turno do Brasileirão Staff Imagens / Cruzeiro

    Guilherme Piu, Emerson Pancieri, Daniel Lealda Itatiaia

    Belo Horizonte

    Cruzeiro e Bahia se enfrentam nesta quarta-feira (25), às 20h (de Brasília), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é de suma importância pra ambas as equipes, que lutam contra o rebaixamento, têm a mesma pontuação na Série A (34 pontos) e estão separadas na tabela de classificação pelos critérios de desempate.

    O time celeste é o 14ª colocado e está abaixo do Tricolor de Aço uma posição pelo número de vitórias. O Cruzeiro venceu oito vezes até aqui, enquanto o Bahia soma nove triunfos.

    Depois de vencer o clássico contra o Atlético com autoridade, o Cruzeiro reencontra sua torcida para buscar a primeira vitória no Mineirão nesta temporada e selar a união na reta final do Brasileiro. Mais além de se afastar do Z4, o clube tem como ambição assegurar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2024, a meta estabelecida antes da campanha. O resultado de domingo, na vitória sobre o Atlético-MG, encheu o grupo de confiança e os cruzeirenses de esperança.

    Vitórias em sequênciaAlém da vitória ser importante no que diz respeito à classificação, pelo prisma cruzeirense vale também para pôr fim a um jejum de quase seis meses.

    A última vez que o Cruzeiro alcançou uma sequência positiva de pelo menos duas vitórias no Brasileirão foi entre a segunda e a quarta rodadas, no primeiro turno, quando venceu três jogos: Grêmio (1 a 0), Bragantino (3 a 0) e Santos (2 a 1).

    Nesse intervalo, o Cruzeiro ainda venceu o Náutico na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, por 2 a 0, no dia 25 de abril, no Independência. Esse placar garantiu o clube nas oitavas de final do mata-mata. Na ida, no Recife, no estádio dos Aflitos, o time celeste havia perdido por 1 a 0 em 13 de abril.

    Séries positivas

    Este ano, o Cruzeiro só conseguiu emplacar duas sequência de vitórias. A primeira aconteceu ainda no Campeonato Mineiro, com dois jogos: vitória por 4 a 0 em cima do Villa Nova, em 18 de fevereiro, no Castor Cifuentes, e sobre a Caldense, por 2 a 1, no Ronaldão, em Poços de Caldas, em 23 de fevereiro.

    A segunda foi a de quatro jogos citada no início da reportagem, com três vitórias no Brasileiro (Grêmio, Bragantino e Santos) e uma na Copa do Brasil (Náutico) entre abril e maio deste ano.

    A vitória se torna importante para o Cruzeiro também pelo fim da sequência negativa no Mineirão. O time celeste ainda não venceu como mandante no Gigante da Pampulha nesta temporada. Até aqui foram quatro empates (Botafogo, Corinthians, Red Bull Bragantino e América) e quatro derrotas (Grêmio, na Copa do Brasil, Fluminense, Fortaleza e Flamengo).

    Momentos de Cruzeiro e de Bahia

    Mandante, o Cruzeiro vem de vitória por 1 a 0 no clássico com o Atlético. Esse triunfo encerrou uma sequência negativa de quatro jogos, quando a equipe azul sofreu derrotas para Fluminense e Flamengo, e empatou com Cuiabá e América.

    O visitante Bahia está mais animado e não sabe o que é perder há três partidas. Venceu o Goiás por 6 a 4 fora de casa, na 26ª rodada, bateu o Internacional, por 1 a 0, na 27ª rodada, e ganhou do Fortaleza por 2 a 0, em Salvador.

    Reforços no Cruzeiro

    Para enfrentar o Bahia, o Cruzeiro terá mudanças no time titular em relação à última partida. Marlon, titular da lateral esquerda, retorna ao time após cumprir suspensão automática. O jovem Kaiki, substituto do dono da posição no duelo com o Atlético, fica fora do banco por causa de lesão muscular.

    Helibelton Palacios, lateral-direito, e Wesley, atacante, são outros que voltam a ficar à disposição do técnico Zé Ricardo depois de serem desfalques no clássico do fim de semana.

    O volante Lucas Silva é dúvida. O jogador deixou o clássico reclamando de dor muscular. O jovem Ian Luccas pode ser uma alternativa do técnico Zé Ricardo.

    O atacante Rafael Elias, o “Papagaio”, também não tem garantias de jogar. Depois de ficar mais de um mês sem atuar por causa de lesão no joelho, o avante entrou em campo no clássico com o Atlético.

    Entretanto, Rafael Elias foi poupado durante os últimos treinos da semana. Por isso, é dúvida.

    Ceni também terá retornos

    O Bahia encerrou, na manhã desta terça-feira (24), a preparação para enfrentar o Cruzeiro, em jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para a partida, o técnico Rogério Ceni contará com dois retornos: o zagueiro Vitor Hugo, recuperado de lesão, e o volante Rezende que cumpriu suspensão na última partida.

    CRUZEIRO X BAHIA

    Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Machado, Lucas Silva (Ian Luccas) e Matheus Pereira; Bruno Rodrigues e Arthur Gomes. Técnico: Zé Ricardo.

    Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Rezende, Yago Felipe, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.Motivo: 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

    Data e horário: 25 de outubro de 2023, às 20h (de Brasília)

    Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

    Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)

    Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)

    VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA/RS)

     

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original