Cruzeiro enfrenta o Vasco em jogo-chave pela permanência na Série A
Cruzeiro e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Mineirão, em jogo atrasado da 33ª rodada
O Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira (22). O time celeste enfrenta o Vasco, no Mineirão, às 19h (de Brasília), em partida atrasada da 33ª rodada. Mineiros e cariocas fazem um jogo-chave pela permanência na Série A.
O embate entre Cruzeiro e Vasco coloca frente a frente o 15º e o 16º colocados na competição, respectivamente. As equipes têm a mesma pontuação, 40 pontos, e estão separadas na tabela pelo critério de desempate com número de vitórias. O Cruz-maltino venceu uma partida a mais (11 a 10) e por isso está melhor posicionado na classificação.
No recorte das últimas cinco partidas, o Cruzeiro tem três derrotas e duas vitórias, enquanto o Vasco tem três vitórias, um empate e uma derrota.Caso vença o jogo, o Cruzeiro pode escalar a tabela de classificação até a 13ª posição, hoje ocupada pelo Internacional. O time celeste, somando três pontos, iria aos 43, mesma pontuação do Inter, que seria ultrapassado nos critério de desempate número de vitórias.
Uma derrota deixaria o time perto do Z4, já que o Bahia, 17º colocado, tem 38 pontos em 34 jogos.
Cruzeiro
O técnico Paulo Autuori tem retornos importantes para o duelo com o Vasco. O volante Matheus Jussa e o zagueiro Neris voltam após suspensão pelo terceiro cartão amarelo.Apesar de ficarem à disposição, Jussa, que também não poderia jogar com o Fortaleza por questões contratuais, e Neris não têm retorno garantido ao time titular. Autuori estuda mudanças, tendo em vista o desempenho dos substitutos da dupla na vitória contra o Fortaleza.
O meia-atacante Matheus Vital, que deixou o gramado do Castelão reclamando de dor no ombro, treinou nessa terça-feira, mas é dúvida. Já o volante Lucas Silva segue em tratamento da lesão sofrida no joelho esquerdo.
Vasco
Visitante no confronto, o Vasco chegou em Belo Horizonte para o duelo com o Cruzeiro em grande fase. Isso porque o time comandado pelo argentino Ramón Díaz é o sexto que mais somou pontos (24) no returno do Brasileirão.Após 33 rodadas, o Vasco é o 15º colocado na tabela, com os mesmos 40 pontos do Cruzeiro, em 16º lugar. A diferença está no número de vitórias: 11 a 10.
No período, a equipe carioca conquistou sete vitórias, três empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 57,14%. Para se ter uma ideia do bom momento vascaíno, o Cruzmaltino vem de três vitórias e não sabe o que é perder há quatro partidas.
Para o compromisso, o Vasco contará com o reforço do zagueiro Gary Medel, que não defenderá o Chile nas Eliminatórias porque recebeu o terceiro cartão amarelo.Ainda na defesa, o lateral-direito uruguaio Pumita Rodríguez será o substituto de Paulo Henrique, também suspenso.
Embalado pelos 100% de aproveitamento nas últimas três rodadas, o Vasco é um concorrente direto do Cruzeiro para tentar escapar do rebaixamento.
Segundo projeção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vasco tem 13,7% de chance de descenso, enquanto os comandados de Paulo Autuori têm números semelhantes: 13,9%.
CRUZEIRO X VASCO
Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Nikão), Bruno Rodrigues e Rafael Elias.
Vasco: Léo Jardim; Pumita, Medel, Maicon e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes, Paulinho, Payet e Gabriel Pec; Vegetti. Técnico: Ramón Díaz
Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 22 de novembro de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Maurício Coelho Silva Pena (RS)