Após pacotão de reforços, Cruzeiro faz “limpeza” no elenco; veja todas as saídas
Cruzeiro libera cinco atletas após chegada de reforços e altera elenco do técnico Fernando Seabra
Depois de abrir os cofres e contratar sete reforços para a sequência da temporada, o departamento de futebol do Cruzeiro começa a reequilibrar o elenco do técnico Fernando Seabra. Quatro jogadores estão perto do adeus na Toca da Raposa II, além de uma saída já confirmada.
O atacante João Pedro, de 21 anos, foi cedido ao Mirassol por empréstimo até o fim do Campeonato Paulista de 2025, como publicado pela Itatiaia. Essa negociação foi confirmada pelos clubes em comunicados oficiais nas redes sociais.
O time do interior de São Paulo luta pelo acesso à Série A, ocupando o quinto lugar do Campeonato Brasileiro da Série B, com 25 pontos.
Perto do adeus
O volante Machado, o zagueiro Neris, o lateral-direito Helibelton Palacios e o atacante Matheus Davó, como não serão mais aproveitados neste ano, foram liberados para negociar com outras equipes. Todos estão acertados e devem ser oficializados em breve por clubes do Nordeste.
Neris, Machado e Davó acertaram com o Vitória. O Rubro-Negro de Salvador é o 17º colocado da Série A do Campeonato Brasileiro e luta contra o rebaixamento na competição.
Palacios também está com tudo definido para defender um clube nordestino. O colombiano deve vestir a camisa do Sport. Os pernambucanos estão na oitava colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 24 pontos.
Contratos
Machado tem seis jogos pelo Cruzeiro na atual edição da Série A do Campeonato Brasileiro. Para não completar a sétima partida e ficar indisponível para negociações, o meio-campista ficou fora das últimas relações do técnico Fernando Seabra.
O contrato de Machado com o Cruzeiro vai até o fim de 2025. O vínculo era válido até o fim de 2024, mas foi esticado em janeiro deste ano até a temporada do ano que vem.
Matheus Davó foi contratado pela antiga diretoria do Cruzeiro e também não será aproveitado por Fernando Seabra. Ele se recuperava de lesão no joelho, sofrida durante sua passagem pelo Pafos, do Chipre, abreviada justamente por conta do problema médico. O vínculo do centroavante com a Raposa é válido até 2025.
O colombiano Helibelton Palacios também tem contrato com o Cruzeiro até o fim de 2025. Sem conseguir ‘vingar’ no clube, será cedido a outra equipe.
O zagueiro Neris foi um dos atletas mais utilizados entre o ano passado e o começo de 2024. O contrato do defensor com a Raposa é válido até o fim deste ano.
Estatísticas
Com a camisa celeste, Neris fez 147 jogos entre 2023 e 2024. Ele não marcou gols, mas colaborou com uma assistência.
O volante Filipe Machado fez 131 partidas pelo Cruzeiro, com cinco gols e 14 assistências. Ele chegou ao clube em 2020, mas não permaneceu ao fim daquela temporada. Foi retornar em 2022, quando conquistou à Série B do Campeonato Brasileiro.
Palacios soma 12 jogos pelo clube, sem nenhum gol marcado. O colombiano jogou como lateral-direito, posição pela qual foi contratado, mas também atuou como zagueiro em algumas ocasiões.
Matheus Davó teve poucas chances no Cruzeiro. Pelo clube foram apenas quatro jogos, sem gols marcados.
Outras possíveis saídas
Além das negociações que estão encaminhadas, há outros jogadores no elenco que podem se despedir em breve do Cruzeiro. O goleiro Gabriel Grando, ainda sem oportunidades na equipe titular, não deve ser aproveitado neste ano.
O Cruzeiro conta com quatro goleiros no elenco principal (Cássio, Anderson, Léo Aragão e Gabriel Grando), o que aumenta ainda mais a concorrência pela posição. A chegada de Cássio, inclusive, alterou a rota da titularidade, com Anderson perdendo a vaga de titular.
Grando está emprestado pelo Grêmio ao Cruzeiro até o fim de 2024. O goleiro veio para o clube envolvido na negociação que levou Rafael Cabral ao Grêmio.
O atacante Rafael Bilu é outro que não deve ficar. Sem jogar desde maio de 2023, o jogador perdeu espaço por causa da grave lesão sofrida no tendão de Aquiles da perna esquerda.