Corpo do jogador de futebol Christian Atsu volta da Turquia para Gana
Cerimônia solene foi realizada no Aeroporto Internacional de Kotoka, com presença de familiares, de funcionários do governo e da Associação de Futebol do país
O corpo do astro do futebol de Gana, Christian Atsu, chegou a Accra, Gana, na noite de domingo, após ter sido transportado da Turquia, disse o Ministério de Relações Exteriores e Integração Regional (MFA) de Gana.
“Os restos mortais do ex-jogador do Ghana Black Stars, o falecido Christian Atsu, cuja morte ocorreu durante o recente terremoto na Turquia, foram recebidos pela família, funcionários do governo e pela Associação de Futebol de Gana em uma cerimônia solene no Aeroporto Internacional de Kotoka, hoje, domingo, 19 de fevereiro de 2023”, twittou o MFA de Gana no domingo.
“Os restos mortais estavam acompanhados por sua família e pelo embaixador de Gana na Turquia, HE Francisca, a bordo de um voo da companhia aérea turca”, acrescentou o MFA de Gana.
O vice-presidente de Gana, Mahamudu Bawumia, e uma grande procissão militar encontraram o caixão na chegada a Accra.
“Atsu jogou pelo Black Stars, e ele era muito amado, e sentiremos muita falta dele”, disse Bawumia.
“Gostaria de estender minhas condolências ao Sindicato de Apoiadores de Gana e a todos os ganenses por esta perda. É uma perda dolorosa, muito dolorosa”, acrescentou.
“Esperávamos contra a esperança, a cada dia que passava, rezamos e rezamos. Mas, infelizmente, quando ele foi encontrado, ele não existia mais”, falou.
Atsu desapareceu depois que o terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro e, logo após, houve confusão, pois relatos da Turquia e de seu agente diziam originalmente que o jogador tinha sido localizado e estava em um hospital, mas foi esclarecido que, ao contrário dos relatórios, ele permanecia desaparecido.
Atsu jogou pelo Hatayspor na Süper Lig da Turquia e, antes disso, representou os times da Premier League Everton e Newcastle.
O ala fez parte da seleção de Gana que disputou a final da Copa Africana de Nações de 2015, enquanto também representou o Black Stars na Copa do Mundo do Brasil em 2014.