Santos busca empate com o Corinthians aos 53 minutos do segundo tempo
Resultado do clássico mantém rivais com risco de rebaixamento
O Corinthians vencia o clássico contra o Santos até os 53 minutos do segundo tempo, quando levou o empate em 1 a 1 após pênalti convertido por Mendoza. A partida deste domingo (29) foi válida pela 30ª rodada do Brasileirão.
O gol do Corinthians, que jogava na Neo Química Arena, foi marcado pelo volante Jean Lucas, do Santos, em lance bizarro.
O resultado do clássico mantém os rivais próximos à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Próximos compromissos
O Corinthians é 14º, com 37 pontos, a cinco do Goiás, que abre o Z4. A próxima partida é contra o Athletico-PR, também na Neo Química Arena, às 19h (de Brasília) da próxima quarta-feira (1).
Já o Santos tem 34 pontos e está a dois do Esmeraldino, na 16ª posição. O Peixe também joga quarta, às 20h, contra o Flamengo, no Mané Garrincha, em Brasília.
Milagres de João Paulo
A primeira grande chance do Corinthians veio dos pés de Fausto Vera. Após cobrança de escanteio aos 18 minutos, Fausto Vera dominou no peito e finalizou de longe no ângulo para grande defesa de João Paulo.
Não fosse João Paulo no gol, o Timão já teria aberto o placar no início! Aos 20, Em bela troca de passes pela esquerda, Renato Augusto rolou para Yuri Alberto finalizar e João Paulo salvar mais uma.
O Corinthians até conseguiu abrir o placar com Romero aos 32 minutos, mas o paraguaio estava impedido no momento da finalização de Renato Augusto e o juiz anulou o gol.
O nome do primeiro tempo foi João Paulo. Aos 42 minutos, Renato Augusto cruzou escanteio na cabeça de Gil, que testou com força e viu o goleiro voar para fazer a defesa no canto. No rebote, Giuliano isolou.
Mais uma dele! Aos 51 minutos da primeira etapa, Romero inverteu bola com qualidade nos pés de Giuliano, que chegou chapando de primeira para novo milagre de João Paulo.
Martelou até sair o gol
O Corinthians voltou ao segundo tempo com mesma postura de “empurrar” o Santos para o próprio campo. João Paulo, nome do jogo até então, salvou tudo que veio na direção do gol, menos o “fogo amigo”.
Aos 15 minutos, Yuri Alberto completou cruzamento com desvio e obrigou João Paulo a fazer nova defesa milagrosa. No rebote, Gil e Yuri apareciam para conferir, mas foi Jean Lucas, do próprio Santos, que finalizou contra o próprio patrimônio e abriu o 1 a 0 na Neo Química Arena.
Recuou o Timão
Mano Menezes fez alterações no time para manter uma defesa sólida. O Santos, por outro lado, mesmo mexido, não conseguiu ameaçar o rival até os últimos minutos, quando o Timão recuou.
Aos 40 minutos, Silvera viu a bola sobrar alta na área e tentou uma bicicleta. A bola tinha destino, mas Gil estava em cima da linha para salvar o Timão!
Pênalti no final!
Aos 51 minutos de segundo tempo, Soteldo recebeu bola pela esquerda, partiu para cima de Bruno Méndez e foi tocado no pé. O VAR analisou a jogada e apontou pênalti para o Peixe.
Na cobrança, Mendoza cobrou alto no canto direito de Cássio, que pulou do outro lado. 1 a 1 no apagar das luzes!
Corinthians 1 x 1 Santos
Corinthians: Cássio; Fagner (Bruno Méndez), Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Fausto Vera (Gabriel Moscardo), Maycon e Renato Augusto (Rojas); Giuliano, Ángel Romero (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Mano Menezes
Santos: João Paulo; Joaquim, Basso e Dodô (Kevyson); Lucas Braga, Tomás Rincón, Jean Lucas e Fernández (Mendoza); Lucas Lima (Silvera), Soteldo e Marcos Leonardo (Furch). Técnico: Marcelo Fernandes
Gols: Jean Lucas (contra) (12min 2ºT), do Corinthians; Mendoza (53min 2ºT), do Santos.
Cartões amarelos: Fausto Vera; Gabriel Moscardo; Giuliano; Fábio Santos; Bruno Méndez, do Corinthians; Tomás Rincón, do Santos.
Público: 41.950 torcedores.
Renda: R$ 2.445.619,50.
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Data: 29 de outubro de 2023 (domingo).
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Árbitro: Anderson Daronco-RS.
Auxiliares: Bruno Boschilia-PR e Rafael da Silva Alves (RS – FIFA).
Árbitro de vídeo: Wagner Reway.