Cruzeiro e Racing farão tira-teima na final da Copa Sul-Americana; entenda
Clubes decidiram duas edições da Supercopa, em 1988 e 1992, e agora vão disputar a Copa Sul-Americana
O Racing eliminou o Corinthians nesta quinta-feira (31) e será o rival do Cruzeiro na decisão da Copa Sul-Americana, em 23 de novembro, às 17h (de Brasília), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção-PAR.
O duelo será um tira-teima entre brasileiros e argentinos, que já decidiram dois torneios continentais anteriormente. Cada um ficou com um título.
Supercopa de 1988
Na primeira final entre Racing e Cruzeiro, os argentinos levaram a melhor. Foi na Supercopa de 1988.
No primeiro encontro, realizado no Estádio El Cilindro, em Avellaneda, em 13 de junho, o Racing venceu por 2 a 1, com gols de Fernández e Colombatti. O ponta Robson descontou para os celestes.
No duelo de volta, realizado no Mineirão, em 18 de junho, o Cruzeiro conseguiu apenas o empate por 1 a 1. Catalán abriu o placar para os argentinos, e novamente Robson marcou para os mineiros.
Supercopa de 1992
Quatro anos depois, os dois clubes voltaram a decidir a Supercopa dos Campeões da Copa Libertadores, e foi a vez de o Cruzeiro festejar na casa do rival, na Argentina.
No primeiro jogo, em 18 de novembro, o Cruzeiro goleou o Racing por 4 a 0, no Mineirão, debaixo de muita chuva. Os gols cruzeirenses foram marcados por Roberto Gaúcho (2), Luís Fernando Flores e Boiadeiro, ícones celestes dos anos 1990.
Na partida de volta, em Avellaneda, em 25 de novembro, o Racing venceu por 1 a 0, com gol de García, e viu o Cruzeiro levantar a taça em seus domínios.
O Cruzeiro chegava ao bicampeonato da Supercopa, pois havia superado o River Plate no ano anterior.
Copa Sul-Americana 2024
A decisão da Copa Sul-Americana, em 23 de novembro, em Assunção, terá mando de campo do Racing, dono da melhor campanha na fase de grupos da competição.
O Racing liderou o Grupo H, com 15 pontos, e fez a melhor campanha nesta etapa da Copa Sul-Americana. Em seguida, os argentinos eliminaram Huachipato-CHI nas oitavas, Athletico-PR nas quartas e Corinthians na semifinal.
Já o Cruzeiro liderou o Grupo B, com 12 pontos. Em seguida, passou por Boca Juniors nas oitavas de final, Libertad-PAR nas quartas de final e Lanús-ARG na semifinal.