Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Corinthians desiste de contratação de auxiliar que esteve em ato antidemocrático

    Ex-comandante do Atlético-MG, Rodrigo Santana estava em negociações para compor comissão técnica de Fernando Lázaro

    Léo LopesCarol Raciunasda CNN

    em São Paulo

    O Corinthians desistiu da contratação do auxiliar técnico Rodrigo Santana, que publicou nas redes sociais uma foto participando de manifestação antidemocrática em porta de quartel.

    O ex-comandante de clubes como Atlético-MG, Avaí e Coritiba negociava para compor a comissão do novo técnico corintiano Fernando Lázaro, que será apresentado oficialmente no próximo dia 14.

    Nesta terça-feira (6), o Corinthians divulgou comunicado informando que “que o auxiliar Rodrigo Santana não fará parte da comissão técnica do futebol profissional para a temporada 2023”.

    “O clube e o profissional, em comum acordo, optaram por não dar seguimento à contratação”, completa a nota.

    O clube foi pressionado pelas redes sociais após torcedores encontrarem no Instagram de Rodrigo Santana uma publicação dele participando de ato antidemocrático em um quartel do Exército na capital mineira de Belo Horizonte.

    Desde a vitória nas urnas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) organizaram manifestações nas portas de quartéis pelo Brasil pedindo a rejeição do resultado eleitoral e intervenção militar.

    Após o anúncio da desistência da negociação do Corinthians, Rodrigo Santana compartilhou uma série de stories de pessoas comentando o episódio. “Deixo aqui meu apoio ao treinador Rodrigo Santana que deixou de ser contrato (sic) devido a sua posição política”, escreveu uma das publicações.

    CNN verificou que, ao tentar seguir Santana na rede social, o Instagram mostra um alerta questionando a ação. “Tem certeza de que deseja seguir @treinadorrodrigosantana? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, aponta a rede.

    Alerta mostrado pelo Instagram ao tentar seguir o perfil do treinador Rodrigo Santana.
    Alerta mostrado pelo Instagram ao tentar seguir o perfil do treinador Rodrigo Santana. / CNN

    No Twitter, torcedores corintianos reagiram ao anúncio da desistência de contratação. “Cada um vota em quem quiser, isso é democracia. O motivo é ele apoiar golpe de Estado e não respeitar o resultado de uma eleição democrática. Parabéns Corinthians”, escreveu um perfil.

    “Por que é sempre a torcida que tem que fiscalizar toda contratação ou parceiro que o clube traz? Vocês não têm competência de ao mínimo antes pesquisar sobre o histórico da pessoa/empresa? Amadorismo demais”, criticou um torcedor.

    Em minoria, alguns descordaram da desistência optada pelo clube. “Isso é amadorismo. Torcedor do Corinthians é hipócrita. Se fosse um técnico de ponta ou um jogador nível seleção ninguém iria falar nada”, publicou um usuário.

    CNN entrou em contato com o Corinthians para detalhar a motivação da desistência da contratação, que não foi explicitada na nota, e com o treinador Rodrigo Santana. Se houver retorno, a reportagem será atualizada.