Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Final da Copa do Brasil x Enem: Consed pede revisão de datas ou horários à CBF

    Partidas entre Atlético-MG e Flamengo estão marcadas para os mesmos dias das provas

    Luccas Oliveirada CNN

    Reunido em Rio Branco, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) decidiu enviar um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por conta das datas da final da Copa do Brasil.

    Acontece que os jogos entre Atlético-MG e Flamengo estão marcados para 3 e 10 de novembro, dois domingos, exatamente as mesmas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Em nota oficial, o Consed manifestou sua preocupação com a coincidência de datas e lembrou que o Enem tem 4,3 milhões de inscritos.

    Deslocamento, ambiente adequado e frequência

    “Essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas”, diz a nota.

    “Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem.”

    Como possível solução, o Consed solicitou que “sejam avaliadas alternativas para evitar prejuízos, como a revisão das datas ou dos horários dos jogos, garantindo assim o pleno exercício do direito ao acesso à educação e ao lazer”.

    Datas foram confirmadas em sorteio da CBF

    Enquanto isso, a CBF confirmou, em sorteio dos mandos de campo realizado nesta quinta-feira (24), que as finais da Copa do Brasil serão mesmo nos dias 3 e 10 de novembro.

    O primeiro jogo será no Maracanã, enquanto a Arena MRV ficou com a grande final.

    A entidade, no entanto, ainda não divulgou o horário das partidas, que é uma das sugestões do Consed.

    Outro lado

    A CNN procurou a CBF, o Flamengo e o Atlético-MG sobre a solicitação do Consed.

    O Galo preferiu não falar sobre o assunto, por enquanto, enquanto Flamengo e CBF não responderam. Esta nota será atualizada em caso de novidades.

    Veja a nota do Consed

    Tópicos