Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CBF estuda retorno do público aos estádios em setembro

    Uma reunião do Departamento de Competições da entidade com os clubes discutirá os aspectos para volta dos torcedores; medida depende da anuência das autoridades

    Lucas Janoneda CNN

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai propor aos clubes e municípios que a retomada do público aos estádios seja feita em meados de setembro durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro.

    A ideia é que os torcedores possam voltar a acompanhar as partidas de forma presencial a partir do próximo dia 11. A informação foi confirmada pela CNN, nesta terça-feira (31), por fontes ligadas ao grupo de trabalho da entidade que discute a reabertura das arenas. Porém, a medida ainda depende da aprovação das prefeituras e clubes.

    O Departamento de Competições da entidade deve se reunir, na próxima semana, com os clubes brasileiros para discutir os aspectos técnicos no caso do eventual retorno. A assessoria da CBF informou que a reunião só deve acontecer após o jogo da Seleção Brasileira de Futebol, no próximo dia 9, contra a seleção do Peru, no Recife, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

    A medida, se aprovada, vai valer para os participantes do Campeonato Brasileiro da Série A, B, e C. Na série D, a volta do público aos estádios seria realizada apenas na semifinal. Até o momento, os únicos jogos com a presença de torcedores no Brasil aconteceram por decisão judicial.

    A entrada nos estádios será condicionada à exibição do “passaporte da vacina”, comprovação da vacinação com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. A taxa de ocupação das arenas deve variar entre 10 e 30%, dependendo do cenário epidemiológico de cada região do país.

    Presidente da Comissão Nacional de Médicos de Futebol (CNMF) e membro do grupo de trabalho da CBF, Jorge Pagura, voltou a destacar, nesta terça-feira (31), que a liberação do público nos estádios brasileiros não depende só da entidade responsável pelo futebol brasileiro e pediu cautela durante as tratativas.

    “As prefeituras e órgãos governamentais precisam liberar os torcedores nos jogos para setembro, dependem principalmente deles. O próximo conselho técnico vai ser para deliberar sobre essas possibilidades. A decisão será tomada pela CBF em conjunto com as confederações, os clubes e o governo”, explicou Pagura.

    Tópicos