Vasco perde para o Nova Iguaçu e sai do G4 do Campeonato Carioca
Cruzmaltino sofreu o primeiro revés na temporada, às vésperas do clássico contra o Flamengo
O Vasco sofreu a primeira derrota na temporada. Jogando no Parque do Sabiá, em Uberlândia, a equipe perdeu para o Nova Iguaçu, por 2 a 0, pela quinta rodada do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (31). O gols foram marcados por Carlinhos e Lucas Campos.
Com o primeiro revés na temporada, o Cruzmaltino estacionou nos oito pontos e caiu para a quinta colocação, fora da zona de classificação. O próprio Nova Iguaçu ultrapassou o Vasco, ao chegar aos dez pontos, e empatar com o líder Fluminense, mas com um jogo a mais.
Maicon vacila e Vasco sai perdendo
Em um primeiro tempo com poucas emoções, o grito de gol saiu depois de uma falha do zagueiro Maicon. Ele dividiu a bola com Bill e acabou levando a pior. O camisa 10 do Nova Iguaçu rolou para a área e o goleador Carlinhos colocou a bola no fundo das redes: 1 a 0.
Além do gol do time da Baixada Fluminense, o primeiro tempo ficou marcado por lances violentos, em especial pelo lado do Nova Iguaçu. Chances claras de gol foram raras nos primeiros 45 minutos.
Outra falha da arbitragem
Depois de o Vasco reclamar muito da arbitragem contra o Bangu, novamente a equipe se sentiu prejudicada. O lateral do Nova Iguaçu, Cayo Tenório, que já tinha cartão amarelo, entrou muito forte em Rossi e o juiz apenas deu falta e não aplicou cartão.
A reclamação do Vasco era que, com árbitro de vídeo, muito provavelmente Cayo tomaria o cartão vermelho direto. Rossi mostrou para a arbitragem seu tornozelo sangrando muito.
Vale lembrar que o Vasco mandou um ofício para a Federação Carioca de Futebol, depois do duelo com o Bangu, e, a partir da 6ª rodada, todos os jogos do grandes do Rio de Janeiro terão o auxílio do árbitro de vídeo.
Vasco melhora, mas sofre o segundo gol
Outra vez precisando buscar a vitória, o técnico Ramón Diaz optou pela entrada de Dimitri Payet, que tem sido o principal jogador da equipe nesse início da temporada. Além dele, Vegetti também entrou depois de ficar fora por uma indisposição.
O Nova Iguaçu seguiu abusando das faltas e da cera para o desespero da comissão técnica do Vasco. Emiliano Díaz, auxiliar de Ramón, inclusive, foi advertido com o cartão amarelo por reclamação.
Nos minutos finais, quando o Vasco pressionava, Bill fez uma ótima jogada e cruzou para Lucas Campos marcar o gol da vitória e dar números finais para a partida: 2 a 0 para o Nova Iguaçu.
Atuação preocupante
A partida do Vasco liga o sinal de alerta para o clássico contra o Flamengo, no domingo (4). Mesmo ficando mais com a bola, o Cruzmaltino praticamente não ameaçou ao rival. Atuação para Ramón Díaz rever a postura para o difícil clássico diante do arquirrival.
Primeiro clássico do Carioca
Na próxima rodada, o Vasco fará o Clássico dos Milhões diante do Flamengo. Será o primeiro duelo entre gigantes do Rio de Janeiro na competição. O confronto é no domingo (4), às 19h (de Brasília), no Maracanã.
O Nova Iguaçu enfrenta o Botafogo, no sábado (3), às 16h (de Brasília), outra vez longe do Rio de Janeiro. O duelo será no Bezerrão, em Brasília.
Nova Iguaçu 2×0 Vasco
Nova Iguaçu: Fabrício Santana; Cayo Tenório (Yan Silva), Gabriel Pinheiro, Sérgio Raphael e Maicon Esquerdinha; Fernandinho (Ronald), Igor Fraga, Xandinho (Lucas Campos) e Yago (Sidney); Carlinhos e Bill. Técnico: Carlos Vitor.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon (João Victor), Léo e Matheus Julião (Lucas Piton); Zé Gabriel, Praxedes e Serginho (Erick Marcus); David (Payet), Rossi (Vegetti) e Rayan. Técnico: Ramón Díaz.
Gols: Carlinhos (33 min do 1º tempo) e Lucas Campos (44 min do 2º tempo) para o Nova Iguaçu
Cartão amarelo: Cayo Tenório, Gabriel Pinheiro, Lucas Campos e Igor Fraga (NIG); Léo e Payet (VAS)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: 5ª rodada da Taça Guanabara
Local: Estádio Parque do Sabiá, Uberlândia, Minas Gerais
Data e hora: 31 de janeiro de 2024, às 18h10 (de Brasília)
Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa e Fábio Ramos França