Saiba como Zico, ídolo do Flamengo, ajudou a desenvolver o Nova Iguaçu
Galinho cedeu terreno para a construção do centro de treinamento do Laranjão
Nova Iguaçu e Flamengo iniciam a disputa da decisão do Campeonato Carioca neste sábado (30), no Maracanã. Será a primeira vez que os times se enfrentam em uma final, mas a história dos clubes está ligada por conta de Zico. O eterno camisa 10 da Gávea teve papel decisivo na cessão do terreno onde viria a ser construído o atual Centro de Treinamento do Laranjão.
Logo após disputar sua última partida pelo Flamengo, em fevereiro de 1990, Zico assumiu a Secretaria de Esportes do Governo de Fernando Collor. No cargo, Zico atuou pela cessão de um terreno de 135.000 metros quadrados, onde foi construída a sede e o CT do Nova Iguaçu, que recebeu o Certificado de Clube Formador da CBF – Nível A, que atesta a excelência de estrutura e trabalho nas divisões de clubes no futebol brasileiro.
“Eu despachava na segunda e na sexta no (prédio do) Itamaraty, no Rio, e o Zinho marcou uma audiência comigo lá e levou um grupo daqueles que tinham fundado o Nova Iguaçu. Eles me explicaram qual era o problema, tinha um terreno que não era usado. E aí falei que ia ver o que podia fazer. A coisa foi caminhando e deu certo. E aí a gente ficou feliz, principalmente, do Nova Iguaçu, ter feito um belo centro de treinamento”, relembrou Zico, em março, durante o lançamento de sua estátua de cera no Rio de Janeiro.
A atuação de Zico como Secretário de Esportes não durou muito. Em 1991, o meia voltou aos gramados e defendeu o Kashima Antlers, do Japão, até 1994. Foi no país que o Galinho de Quintino migrou para a função de diretor técnico. Anos depois, como treinador do Fenerbahçe, da Turquia, Zico seria “beneficiado” pela atuação política. O atacante Deivid, formado nas divisões de base do Nova Iguaçu, era um dos destaques da equipe turca.
“O Nova Iguaçu revelou grandes jogadores, e um foi importante pra mim na época de Fenerbahçe, que foi o Deivid, artilheiro no Brasil e por onde passou. Então, os frutos demoram, mas às vezes eles aparecem. E, lógico que fica sempre aquele carinho, né? De torcer para o time, vê-lo crescer. E disso veio uma amizade muito grande tanto com o Jânio como com o Jorge (Moraes, empresário e irmão do presidente do clube). Só que dessa vez, não dá pra torcer para o Nova Iguaçu, né?”, brincou Zico.
Neste sábado (30), Nova Iguaçu e Flamengo disputam o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca. A volta será no dia 7 de abril. As duas partidas serão no Estádio do Maracanã, às 17h (de Brasília).