Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Saiba como Zico, ídolo do Flamengo, ajudou a desenvolver o Nova Iguaçu

    Galinho cedeu terreno para a construção do centro de treinamento do Laranjão

    Zico cedeu terreno para construção do CT do Nova Iguaçu
    Zico cedeu terreno para construção do CT do Nova Iguaçu Reprodução

    Matheus Dantasda Itatiaia

    Nova Iguaçu e Flamengo iniciam a disputa da decisão do Campeonato Carioca neste sábado (30), no Maracanã. Será a primeira vez que os times se enfrentam em uma final, mas a história dos clubes está ligada por conta de Zico. O eterno camisa 10 da Gávea teve papel decisivo na cessão do terreno onde viria a ser construído o atual Centro de Treinamento do Laranjão.

    Logo após disputar sua última partida pelo Flamengo, em fevereiro de 1990, Zico assumiu a Secretaria de Esportes do Governo de Fernando Collor. No cargo, Zico atuou pela cessão de um terreno de 135.000 metros quadrados, onde foi construída a sede e o CT do Nova Iguaçu, que recebeu o Certificado de Clube Formador da CBF – Nível A, que atesta a excelência de estrutura e trabalho nas divisões de clubes no futebol brasileiro.

    “Eu despachava na segunda e na sexta no (prédio do) Itamaraty, no Rio, e o Zinho marcou uma audiência comigo lá e levou um grupo daqueles que tinham fundado o Nova Iguaçu. Eles me explicaram qual era o problema, tinha um terreno que não era usado. E aí falei que ia ver o que podia fazer. A coisa foi caminhando e deu certo. E aí a gente ficou feliz, principalmente, do Nova Iguaçu, ter feito um belo centro de treinamento”, relembrou Zico, em março, durante o lançamento de sua estátua de cera no Rio de Janeiro.

    A atuação de Zico como Secretário de Esportes não durou muito. Em 1991, o meia voltou aos gramados e defendeu o Kashima Antlers, do Japão, até 1994. Foi no país que o Galinho de Quintino migrou para a função de diretor técnico. Anos depois, como treinador do Fenerbahçe, da Turquia, Zico seria “beneficiado” pela atuação política. O atacante Deivid, formado nas divisões de base do Nova Iguaçu, era um dos destaques da equipe turca.

    “O Nova Iguaçu revelou grandes jogadores, e um foi importante pra mim na época de Fenerbahçe, que foi o Deivid, artilheiro no Brasil e por onde passou. Então, os frutos demoram, mas às vezes eles aparecem. E, lógico que fica sempre aquele carinho, né? De torcer para o time, vê-lo crescer. E disso veio uma amizade muito grande tanto com o Jânio como com o Jorge (Moraes, empresário e irmão do presidente do clube). Só que dessa vez, não dá pra torcer para o Nova Iguaçu, né?”, brincou Zico.

    Neste sábado (30), Nova Iguaçu e Flamengo disputam o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca. A volta será no dia 7 de abril. As duas partidas serão no Estádio do Maracanã, às 17h (de Brasília).

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.

    versão original