Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Estudo aponta Vini Júnior e Haaland como jogadores mais valiosos do mundo

    Relatório de observatório suíço também aponta Pedro, do Flamengo, como atleta com maior valor de mercado no Brasil

    Vinícius Júnior e Erling Haaland se cumprimentam após jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões 2022/23
    Vinícius Júnior e Erling Haaland se cumprimentam após jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões 2022/23 David Ramos/Getty Images

    Rafael Serrada CNN

    O Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) divulgou nesta quarta (10) um relatório estatístico com os valores de mercado dos elencos de mais de 1.200 clubes das 74 principais ligas nacionais de futebol do mundo. Os líderes do ranking foram o brasileiro Vinícius Júnior e o também atacante Erling Haaland. Eles aparecem como os únicos jogadores do planeta com valores de mercado estimados em 200 milhões de euros ou mais.

    Vini responde por 19% do valor de todo o elenco do Real Madrid, enquanto a fatia representada pelo norueguês no elenco do City é de 16%.

    Entre os atletas destacados no topo da lista, chama a atenção a proporção do valor de mercado do meia Jude Bellingham entre os atletas do Borussia Dortmund. O inglês responde por 28% do valor do elenco do clube alemão.

    Mais valiosos do Brasil

    O estudo também estimou os jogadores com maior valor de mercado nas séries A e B do Campeonato Brasileiro. O ranking é liderado pelo atacante Pedro, do Flamengo. Ele é o único jogador do país com o “passe” estimado em 40 milhões de euros ou mais. Mas num elenco recheado de estrelas, o camisa 9 representa apenas 14% do valor de mercado do elenco rubro-negro.

    O clube da Série A com maior “dependência” de um só jogador em termos de valor de mercado é o Santos. Os direitos econômicos do atacante Marcos Leonardo representam 22% dos valores de todo o elenco do Peixe.

    Já o Botafogo e o Red Bull Bragantino apresentam uma situação mais equilibrada. Os jogadores mais valiosos de seus elencos, Marlon Rodrigues (Botafogo) e Luan Cândido (Braga), respondem por só 8% da soma dos direitos econômicos do restante dos times.